sexta-feira, maio 07, 2010

Pai

Por Stella Benevides
Amiguinhas do Mulherices!

Como vocês estão mais do que cansadas de saber, a Tia Stella não é do tipo que se preocupa muito com a opinião alheia. Também não costumo ficar muito feliz quando aparece alguém querendo se meter na minha vida ou achar que pode reprovar algo que eu faça ou pense. Aliás, como vocês também já sabem, eu costumo mandar intrometidos pro meio dos infernos, sem qualquer cerimônia e sem culpa nenhuma. Já passei faz muito tempo da idade de me importar com o que os outros pensam, não devo nada a ninguém e ninguém paga minhas contas. Crio meus gatos, cuido dos cachorros da rua, tomo meu uísque, fumo meu cigarro. Tudo problema meu.

Da mesma forma, também não costumo me interessar muito pela vida alheia. Cada um que saiba de si. Pelo menos até que se interfira na minha vida ou que me pisem em algum calo.

Pois é.

Aqui, bem ao lado do meu prédio, num casarão caindo aos pedaços, que não vê uma mão de tinta há uns vinte anos, mora uma família. É uma família moderna, dessas que só tem mulher e criança. Vocês sabem, né? Mãe, duas filhas, as duas com vinte anos no máximo, cada uma com um filho. Uma delas de barrigão, esperando o segundo. Nenhum pai ou marido.

Eu talvez nem notasse essas pessoas se lá não saísse tanta briga e gritaria, dessas que não tem como a vizinhança ignorar. E os showzinhos não têm hora certa pra acontecer, não. Pode ser de manhã, à tarde, no meio da madrugada. Quebra pau de mãe com filha, de irmã com irmã, com direito a xingamento de palavrão pra todo mundo ouvir. Briga de mãe com criança, de criança com criança. E outras, envolvendo uns namorados estranhos mal encarados. Mas esses não são sempre os mesmos. Aparentemente são trocados por outros uma vez por mês, mais ou menos.

Ah! Mas isso é tão normal atualmente, né? É até meio difícil encontrar família com pai! E ser mãe solteira é tão bacana, né? Todo mundo acha, ninguém mais se espanta. Até comercial de margarina, desses que sempre mostraram famílias felizes tomando café da manhã, agora têm famílias só de mãe e filhos, né?

E na novela então? A moça que já tem uma filha sem pai teve outro bebê! E desse, nem ela mesma sabe quem é o pai. Está todo mundo esperando o último capítulo pra saber. Super legal, né? Ah! E ser mãe solteira é tão fácil e bacana, que ela arrumou até um velhote argentino trouxa que quer de todo jeito ser o pai dos DOIS filhos dela. Ó, que lindo?

As pessoas até enaltecem, dizem que são mulheres “guerreiras”, que fazem papel de pai e mãe, que conquistaram um espaço, que são o orgulho da espécie feminina!

Eu concordo que muitas até são mesmo.

Mas o que eu não engulo de forma alguma é esse “elogio à mãe-solteirice”, como se a figura do pai tivesse passado a ser um acessório dispensável, sem importância nenhuma e, algumas vezes, até indesejável.

E essa, como tantas outras, é mais uma dessas idéias moderninhas que vão entrando nas cabecinhas das pessoas, tanto homens quanto mulheres, até que todos se convençam de que é mesmo assim. É assim e pronto. E quem não concordar é burro, é antigo ou é preconceituoso.

Esse mundo anda pra trás, achando que anda pra frente.

Pai é sempre pai.

Na maioria das espécies animais, inclusive na nossa, o pai sempre foi, é e será pra sempre o protetor. Foi assim desde antes de a gente descer das árvores e ocupar as cavernas. Eu não acredito em família sem pai. E qualquer mulher, por mais “guerreira” (ô, palavrinha idiota!) que seja, sempre será um falso-pai. Um pai pela metade.
E tem uma coisa que você JAMAIS ouvirá da boca desse povinho “politicamente correto” e nem verá nas novelas: é que uma família de mãe solteira tem MUITO mais chance de gerar uma OUTRA família de mãe solteira!

E isso é tão lógico. E é tão fácil de entender!
Família sem pai, vagabundo não respeita.

E aí crescem essas meninas meio largadinhas e sem limites. Uns meninos sem referência masculina que preste. Todos sem saber direito o que significa autoridade. Eu, pelo menos, sou do tempo em que a mãe da gente, quando queria deixar a gente com medo, dizia: “Oooolha! Eu vou contar pro seu pai!”. Porque mãe é mãe. Autoridade é coisa de pai.

E aí, se você junta esse panorama familiar todo bagunçado com falta de grana, já sabe onde a coisa vai dar, né? Olha em volta, que beleza que a sociedade está!

E não me venham com esse blábláblá de que criminalidade, prostituição, pedofilia e meninas ficando grávidas cada vez mais cedo é culpa da “exclusão social”, da “falta de oportunidade” ou da omissão do governo. E que o remédio é fazer projeto social, quadra de esporte e lan house na favela. Isso aí é papo furado que só serve pra político demagogo ganhar voto, pra Regina Casé inventar mais um quadro idiota pro Fantástico e pra ONG picareta arrancar dinheiro do governo.

A culpa dessa desgraceira toda é uma só: da falta de FAMÍLIA!

Mas ... como sempre ... SEMPRE tem uns e outros bem interessados nessas mudanças no jeito de as pessoas viverem. E tem mesmo, muita gente, mesmo que não confesse, que lucra muito com as famílias cada vez mais esfaceladas ... ô, se tem! São as mesmas pessoas que também tentam desmoralizar, de tudo quanto é jeito, a autoridade das religiões. Será que você percebe? Ou sou eu que vejo coisas? Mas isso é assunto pra outro papo da Tia Stella. Hoje não, outro dia.

Mas eu falei lá em cima que não me meto na vida das pessoas. Não me meto mesmo. Cada um que cuide de si. Mesmo assim, eu tenho uma coisinha pra dizer pras mocinhas espevitadas.

Meninas, vocês querem dar? Dêem! Dêem muito! Dêem pra quem vocês quiserem. O quanto quiserem. De preferência, dêem bem dado. A periquita é de vocês, ninguém tem nada a ver com isso. Mas, puta que pariu, TOMEM PÍLULA, suas antas! Não têm dinheiro pra comprar? Peguem de graça no posto de saúde! Só não botem criança nessa porra de mundo, pra ficarem por aí, largados e virarem mais gente desmiolada feito vocês! Não fiquem achando que a vida é novela e que é muito lindo e facinho criar sozinha o seu pimpolho.

Criança não é pra fazer experiência.
Criança precisa de mãe e precisa de pai.

E família sem pai é igual a uma bicicleta de uma roda só.
E sem freio.



65 comentários:

  1. Você juntou tantas verdades em um único texto.
    Mas ao meu ver nem sempre famílias com Pai tendem a gerar bons filhos e etc.
    Tudo nesse mundo é relativo, a gente vê todo dia familias certinhas com pai e mãe, que se acabam.
    é estupro, é abuso, brigas e por ai vai.
    Gostei da parte em que vc sita que aos poucos a sociedade vai tentado tornar tudo "NORMAL" aos poucos quem não aceita se torna preconceituoso.
    O mundo está em constante evolução, umas positivas, outras nem tanto.
    Eu só não quero ta aqui quando essa porra chega no apse.
    Eu gosto de gente que observa o mundo a seu redor, e elabora pensamentos com fundamentos como este.
    Parabéns meninas.

    ResponderExcluir
  2. Tia Stella... falou e disse!!!
    Mesmo tendo "n" problemas nas famílias ditas tradicionais,é mais certo seguir o rumo natural das coisas do que ficar botando filho no mundo, pro mundo criar... valha-me Deus.
    Edilene

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto pra refletir onde a sociedade tem firmado colunas para prox geração.

    parabéns.

    ResponderExcluir
  4. É um texto que nos leva a uma séria reflexão sobre a instituição família.

    ResponderExcluir
  5. Interessante esse texto pois a minha esposa está grávida e o q vc escreveu é exatamente o q eu converso com ela, ou seja, criança necessita mesmo é de pai e de mãe para formar uma família e ser sempre bem cuidada

    ResponderExcluir
  6. Putz! Se fosse paródia de propaganda de vodka eu diria que "eu sou você sem saias"!
    Tudo que eu sempre pensei sobre esse tema você resumiu com total competência.
    Ô inveja boa...
    Abraço,
    Tiago Cruz.

    ResponderExcluir
  7. Falou tudo!

    hj em dia, estão todos irresponsaveis quando o assunto eh sexo

    o resultado é gravidez mais cedo
    e nos piores casos, nem sabendo quem é o pai

    ResponderExcluir
  8. criança sem pai é complicado mesmo. vir aqui é sempre uma boa experiência. ótimo blog

    ResponderExcluir
  9. A cada dia que passa, as pessoas- principalmente, as meninas adolescentes- estão ficando cada vez mais descuidadas quando o ass. é sexo.Uma prima minha engravidou faz 2 anos, achando que assim ia segurar o namorado.No fim, ela mesma precisou dar o pé na bunda dele.Agora, só mesmo sendo mto abiolada pra achar que homem fica por caus de filho. ¬¬

    Sucesso no blog,
    Bjus=)

    ResponderExcluir
  10. eh msm hj em dia isso acontece muito
    mow irresponsabilidade


    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. PAIS TEM Q TER RESPONSABILIDADE ANTES DE SEREM PAIS
    SE É QUE VC ME ENTENDE

    ResponderExcluir
  12. Você fechou com propriedade seu post, sua consciência acerca deste assunto que transcede muitos outros:

    Bicicleta sem freio...

    Família é família quando se tem uma estrutura mental e física.

    se quiser e puder:

    http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Pobre menina rica.


    Família é onde está o teu coração e não o que VOCÊ acha correto e estável.


    Talvez essas moças sejam infinitamente mais felizes que você.
    Já pensou se um dia tu casa e teu marido deixa você e tua criança? Ou engravida do teu namorado?

    Tu tem noção que às vésperas do dia das mães, teve coragem de dizer que as tais guerreiras sempre serão "um falso-pai. Um pai pela metade"?



    Pobre menina rica.

    ResponderExcluir
  14. P.S.: O "Anônimo" foi sem querer.


    (Pobre menina rica)

    ResponderExcluir
  15. Que alegria em um blog chamado de mulherices, ver uma defesa tao apaixonada da paternidade. na condição de pai de dois meninos, que faço questão de não mimar, pq a vida não é um doce de festa, fiquei extasiado com o texto!
    Concordo com cada vírgula.
    hoje já é dia das mães, mas um viva também para os papais!!!

    ResponderExcluir
  16. Licença, mas p/ quem ñ quer saber da vida dos outros, com exeção da barulheira, me parece q vc tem analisado a fundo a vida dos outrs rsrsssr, mães solteiras muiiiiitaaaaaaaassssssssss vzs surgem em familias bem estruturadas com mãe e pai, é uma falta de responsabilidade eu fui mãe solteira e meu pai é militar,meus pais ja passaram das bodas de prata faz tempo, minha história agora é outra ja tenho uma filha tb, sou casada, ja morei em alguns estados brasileiros, conheci muitas pessoas e posso te assegurar q generalizar é muito perigoso, é preciso falar em sexo sem tabu nenhum com os jovens, p/ conversar sobre preservativos, é natural, e urgente essa conversa...

    ResponderExcluir
  17. Concordo.
    Meus pais se separaram quando eu tinha 11 anos e hoje, 6 anos depois, posso dizer que um pai faz falta!
    Não que eu tenha de desvirtuado ou caido no mundo, não, falta um pai pra te defender, pra você contar problemas.
    Não converso muito com meu pai hoje, ele traiu a minha mãe e ainda se casou com a vad*a.

    =)

    ResponderExcluir
  18. Acho que depende muito da personalidade de cada um.Não é por ser uma familia dita tradicional que a coisa funciona bem.Pessoas bem estruturadas psicolgicamente sim.Otimo post.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom post, mas também acho que uma família tradicional não é sinônimo de prefeição e de que tudo dará certo.

    ResponderExcluir
  20. Cada um tem uma história que os leva agir com tal comportamento, ou seja, cada um é cada um

    ResponderExcluir
  21. é, na minh opiniao tambem, depende de cada ensinamento que a familia tem e vai passar ao seus filhos, não interessa se é bem sucedido ou mau sucedido, ai depende da cada um.

    ResponderExcluir
  22. belo blog!
    E como anda a instituiçao familia?!
    ambos tem q ter a assumir a responsabilidade!!

    ResponderExcluir
  23. Uau! Minhas palmas pra vc.
    Agora vc falou tudo! As pessoas estão achando que a vida deve ser que nem na novela, daí todos serão felizes.
    Eu até posso ser moderna em algumas coisas, mas pra mim, princípios são principios e não tem meio certo. Não importa a época.

    Blog show!
    Se cuidaa

    ResponderExcluir
  24. gostei do seu texto. expressa bem a sua opinião sobre as coisas. sou adepto do lema q o nosso direito acaba onde começa o do próximo... e isso é raro nesse país sem educação familiar.

    ResponderExcluir
  25. Eu preferiria engravidar com 16 anos sem casa, marido, emprego e religião (o que diabos tem a ver a religião?) a ter uma cabecinha tão minúscula e simplista como a sua. Beijos.

    ResponderExcluir
  26. E assim caminha a humanidade!
    Viva o dia das mães, com o aval dos pais, neh!?

    hehehhe...

    abs,
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. goostei do blog :)
    bom, a figura do pai é sem duvida de fundamental importância mais nem sempre os pais são tão inocentes e as mães tão culpadas como nem sempre as mães são inocentes e os pais culpados. A controvérsias, cada caso é um caso. Mais o que não podemos deixar de ver é que a boa educação como manda o costume esta se perdendo e as pessoas realmente estão cada vez sendo mais envolvidas pela mídia. Nada pode ser generalizado ;*

    ResponderExcluir
  28. Ótimo. Concordo com cada vírgula e te cumprimento pela coragem de falar o q mtos não querem ouvir.

    ResponderExcluir
  29. Mais uma vez está de parabéns Estela!!! Sempre polêmica, mas muito racional e madura nas palavras!

    ResponderExcluir
  30. Acho não, tenho certeza que você já falou tudo e mais um pouco. Mesmo tendo um pai meio ausente a criação será diferente daqueles que nem tem um modelo masculino para respeitar ou seguir. Adorei muito o texto.

    http://futurismologa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. De preferência deem para mim que estou solteiro. (risos)
    Até quem não é da classe baixa faz essas besteira de transar sem camisinha só que a maioria tem dinheiro pra ir numa clinica 'chique' e abortar, digo IMPEDIR a formação do feto.
    Tb acho papo furado do nosso governo, se eu fosse uma pessoa influente no pais iria mais é orientar as meninas(principal alvo) ah sempre trepar com camisinha e procurar uma ajuda da mãe, da tia, da vizinha ou de quem seja para que assim, nada seja preocupante.(trepar sem camisinha é muito bom, mais quando a coisa acaba e o menino tem aquele gozo..."Bota a mão na cabeça que vai começar, o preocupation-tion").

    Usem Camisinha, pilula e a proteção que achar conviniente.

    ResponderExcluir
  32. o problema é que o pessoal sai fazendo filho sem pensar...adolescentes só pensam em sexo e não se preocupam com camisinha...pra ter filhos é necessário planejamento...pai e mãe presentes é importante...belo texto...

    www.dinheirooportunidade.com.br (o blog que ensina a ganhar dinheiro com seus blogs)

    www.arcadetotal.com (tudo sobre games)

    ResponderExcluir
  33. Eu discordo de muita coisa que você disse no artigo, o macaco Pipi tem o jeito todo escrachado de ser mas falou com propriedade: É preciso ter responsabilidade antes de ser pai. O modelo de família tradicional tem sim suas vantagens, mas não é sinônimo de perfeição, nem mesmo em famílias fundamentadas em princípios religiosos. Falo isso como depoimento de alguém que cresceu num lar com pai e mãe, que hoje não é mãe solteira e que percebe que ter pai em si não quer dizer muito se ele não sabe como cumprir o papel de pai.
    Mas concordo totalmente com seu desfecho a respeito de métodos contraceptivos.

    ResponderExcluir
  34. Olá Tia Stella!
    Estou pela primeira vez neste blog (nem sei de quem o blog é, pois vi um konte de perfis aí...). Adorei!!
    Concordo com quase tdo que disse neste post. Tive pai em meu lar até os 12 anos, meus pais se separaram e nem por isso deixamos de ser uma familia bem estruturada, muito menos sou mãe solteira. Mas valeu pelo texto. Parabéns!!

    Se der, passe no meu blog http://evesimplesassim.blogspot.com/

    BjOs*-*

    ResponderExcluir
  35. Oi. Bom dia

    Gostei do texto. Mas nunca consigo concordar com você na íntegra. Apenas em parte. Acredito que isso seja muito relativo. Você acha, então, que uma seria um equívoco dar em adoção uma criança a uma mulher muito bem posicionada na sociedade, mas que não tivesse marido? Você acha que porque essa mulher não tem um marido que ppossa ser o pai dessa criança, ela não conseguiria criá-lo bem porque faltaria aí a "autoridade", o digamos... "muro de contensão da família"?

    ResponderExcluir
  36. Olá, já comentei nesse post, quando atualizarem o blog me avisem para eu comentar!

    ResponderExcluir
  37. Bah, gostei de vc. Fala mesmo o que pensa, mas, ao contrário de muitos por aí, vc sabe pensar e pensa direito.
    Concordo com tudo que vc escreveu. Família já é muitas vezes complicado com pai, imagina sem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  38. Oie ^^

    Ahn, pais, acho que eles tem uma espécie de bondade "severa", sei lá um amor mais rustico ou então uma certa "racionalidade fria" para decidir coisas como "certo" ou "errado" eles tem o mesmo intuito de defender a cria e de querer o melhor pra ela, do que as mães na minha opnião.

    A diferença talvez, esteja no modo de demonstrar isso, mas pais são de fato muito importantes! Família sem pai, é uma familia com sorte, imcompleta isso se não se tornar algo pior...

    Agradecendo a visita ao meu humilde blog. E respondendo o coments da Lilian, sim lá no universo-in-verso tive a pachorra de transformar a minha vida em novela..rs :) é tudo fantasiosamente veridico.

    Niemi.

    ResponderExcluir
  39. ADOREI! Você tá certissima! mães são "guerreiras" sim.. mas um pai presente faz diferença sim!
    Ou as vezes nem tão presente mas com a palavra certa no momneto certo sempre dá um "Q" á mais...

    Excelente a tua postagem.. ainda mais que o meu pai concorda contigo... essas novelas só "nos" estragam...
    Mas novela das 8 do manoel carlos é assism mesmo... uma gravidez não planejada uma atrás da outra que no final mostra tudo "lindo leve cerelépe pinpono"...
    não sou nenhuma crente...Mas Jesus toma conta! Abra os olhos dessas "criaturas" de piriquita roxa e bigulins alegres...

    ResponderExcluir
  40. Retribuindo a visita. Que fúria hein?? Mas concordo contigo. Família sem pai perde grande parte da estrutura. Não que não possa sobreviver sem, mas a figura paterna, assim com a materna, é insubstituível. E o pai do filho da Dora só pode ser o argentino, pois o guri é filho da puta. Abraço menina.

    ResponderExcluir
  41. Belo texto!
    familia sem um pai ou sem uma mãe não é familia!
    normal? não vejo nada de normal uma familia sem pai! os costumes tem que voltar e ser revividos como nos velhos tempos, faça um filho quando ter uma vida feliz a 2 para assim crescer a familia tendo um ou mais filhos!

    ResponderExcluir
  42. Muito bacana sua postagem!!! Sinto a importancia do meu pai quando sai de cada para estudar fora!!! ^^ Mãe e pai tem papéis fundamentais em nossa vida!!! =)

    Super postagem!!! =D Gostei!!!

    http://neowellblog.wordpress.com/em-breve/

    ResponderExcluir
  43. Lindo Post

    Familia é familia se falta um
    sei lá fica um vazio.....

    ResponderExcluir
  44. Mais uma vez, apesar do tom escrachado, há muita lucidez no seu texto. Hopje em dia observa-se vários movimentos tentando fazer com q a opinião pública "engula" certas coisas e as entenda como normais. Mas a falência da família esta´na origem de muitos dos problemas sociais.

    ResponderExcluir
  45. Concordo com cada palavra,as pessoas estão cada vez mais irresponsáveis e acham q é "moderno " colocar criança no mundo sem estrutura pra criar. Parebens pelo post.

    ResponderExcluir
  46. Posso discordar de inúmeras coisas citadas acima porém,concordo 100% com a questão da influência inojante da mídia nas pessoas. Eu pessoalmente não suporto novelas,principalmenre as do Manuel Carlos. Ele sempre faz questão de fazerem das coisas certas as erradas e das erradas certas.
    Concordo que uma família sem pai sofre de deficiência porém acredito(por experiência própria) que uma mãe Guerreira(eu gosto dessa palavras,é bem adequada para aminha mãe) que quer que suas filhas(filhos) tenham um futuro não faz parte desse grupo que você citou "sem pai,vai pro buraco",desculpa mas me soa como generalização e como futura jornalista tenho horror a qualquer tipo de generalização. Como a minha mãe existem várias que criaram filhas com consciência e auto-estima suficiente para não "passar" para qualuqer vagabundo e tomar as decisões corretas na vida.
    Porém,talvez,nós cheguemos em acordo quando você cita a relgião. Minha família é católica e eu e minha irmã fomos criadas sob d]os desígnios dessa igreja.

    De qualquer forma achei o tema muito digno e fico feliz de saber que não sou a única indignada com a banalização de tudo que deveria importar.

    E simplesmente A-M-E-I essa aqui: Mas, puta que pariu, TOMEM PÍLULA, suas antas!

    A sua sinceridade é perfeita!

    Se quiser dar uma passada no meu blog:

    http://marina-a-moura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  47. Acho que cada um tem sua função, mas para mim meu pai sempre foi um exemplo de homem, de amigo e de cidadão, senti vontade de mandar o texto para ele inclusive. òtimo blog contiuem assim.

    http://casadeinverno.wordpress.com

    ResponderExcluir
  48. Uma familia completa faz com que a formação da criança seja completa tbém, porém tem pessoas que não tem esse privilégio de ter essa familia, com pai e mãe ... então o amor, o carinho, o respeito, tbém devem fazer parte dessa receita ....

    ResponderExcluir
  49. As relações mudaram nao eh mesmo? par mau ou para bem, o tempo ´w ciclico e essas mudanças independem da nossa ocncordancia ou não... achei interessante vc. ter comentado da novela, posi nao tenho nada contra maes solteiras, mas a critica maior que eu tenho em relaçaõ a essa novela é que não foi um alerta as pessaos sabe, elas so veem, nao se questionam se isso é legal ou nao, apenas acreditam que é algo que acontece com o personagem, deveriam ter abordado melhor essa questao, assim como abordaram a bulimia, o preconceito contra os deficientes e etc, enfim bom saber que o mulherices continua de pe, desde o ano passado, meus deleites tbm, a duras penas rsrsrs mas continuo com ele.

    linkarei seu blog

    bjs

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Boooom, muito bom. Sem muito mais a acresccentar.
    Acabo de conhecer seu blog.m Gostei pacas. Também tenho, se der, passa lá.
    bjk, Vi.

    ResponderExcluir
  51. uau... q blog lindo e fofo
    adorei o texto tbm...
    abraços

    www.daqueelejeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Também penso que o mundo anda pra trás!
    Bjoo!

    ResponderExcluir
  53. Como sempre , independe da "menina" que escreve
    sempre bons textos aqui no mulherices , ótimo blog !
    E me surpreendeu um blog de meninas defender a paternidade dessa forma , mas acho que tudo é muito relativo, é sempre muito importante a presença masculina na criação de alguem ( sendo pai , de fato, ou não)
    mas muitas mãe consegue heroicamente se virar !

    de novo, parabéns meninas !

    se der , passem la no apartamento ;)

    http://apt404.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  54. Tia Stella mandou muito bem, ótima crítica com contexto e provas, diríamos assim. Esta de parabéns pelo blog, que contém um conteúdo excelente para os apreciadores das leituras em blogs. Parabéns
    Visite
    www.blog.maisestudo.com.br
    Abs
    MaisEstudo

    ResponderExcluir
  55. Realmente uma Família sem a presença de um pai é bastante dificil de se estruturar !

    Parabéns pelo blog .

    ResponderExcluir
  56. muito bom o texto!
    com tantos comentarios eu já não sei nem o que falar. só dar os parabens mesmo pq ta muito legal isso aí

    ResponderExcluir
  57. "Tia" Stella..... conheci o site hj!!!! E Puta que pariu!!!!!!!!!!!!!! vc disse nesse post exatamente q eu penso!!!!!!!!!!! E como é bom saber q não sou a única e que meus pensamentos não são retrógrados.... To fazendo 30 anos... e essa idade deixa a gt com crise de conciencia... Olho p tras e não sou nada do q planejei mas de uma coisa me orgulho: da minha família (aos trancos e barrancos) ser de comercial de margarina(antigo)e de chegar até aki sem certos tipos de problemas!!!!!
    o resto eu conquisto na sua hora.... Amei o blog e serei a mais nova seguidora
    bjus

    ResponderExcluir
  58. é exatamente o que nossa sociedade precisa entender nos dias de hoje

    ResponderExcluir
  59. Totalmente verdade Stella!
    Mas entao me pergunto o que vc teria a dizer sobre aquelas familias de comercial de margarina, nas quais as crianças nascem com pai e mãe...e num determinado momento o infeliz se separa, arranja outra e some?
    Não é culpa da mãe.

    ResponderExcluir
  60. Sabe de uma coisa...
    Sempre pensei como vc...casei (não fui mãe solteira)...mas os homens também estão uns desmiolados...o meu (ainda...por pouco tempo)marido, não serve em nada para educar minha filha. Joga tudo na minha mão...apenas eu tomo todas as decisões, e ter marido só têm servido para "parecer que tá tudo bem".
    Logo...vou ter MESMO que encarar a coisa -de vez- sozinha.Porque acabei ganhando um filhão a mais pra cuidar...E não sou maternal...devo ser bipolar, sou irritadíssima...mas surge um problema, e a doida aqui é quem resolve.
    As famílias não cumprem seu papel porque "uma andorinha só não faz verão", e estes homens também, estão com nada não...se não é marica, é frouxo. Sobra pra quem? Quem que é cobrada SEMPRE? A mulher. Porque os filhos são mesmo, sempre da mãe, se mulher abandona a criança é presa por abandono de incapaz e apedrejada, o homem, tem que pagar pensão...São dois pesos e duas medidas. Mas para a mulher é sempŕe pior.E tenho dito.

    ResponderExcluir
  61. "se lá não saísse tanta briga e gritaria "foi otimo haushsushuas..
    pois é tb acho que esse mundo ta virando uma baita baixaria ,ja tentei ver as coisas de um angulo bunitinho mais na verdade tenho nojo de mulher pobre gravida...
    pra ter filho tem que ter familia e tem que ter dinheiro ,mas ja que todo mundo acha tão bunito esse lance de mulher guerreira vai ficando cada vez pior ....
    Minha mãe erra feio na sua religião ,se venho com um namorado ela tem seu discurso de cazamento ,e no dia que ia pegar anticonsepcional ela vem com papinho de que eu tinha era que parar de fazer essas coisas "erradas" no entanto ela foi fazer filho com quarenta anos na cara e de um pastor ainda que pego o beco.
    prefirro fazer sexo com meus namorados pevertidos e ateus usando preventivos assim a unica coisa q vai sair da minha querida e feliz vagina ,vai ser no vai e vem do sexo !!!!
    odeio familia conservadora que prefere ensinar que deus num gosta de quem faz sexo antes do cazamento ,do que ensinar a tomar uma pirulas todo dia que dão bem menos trabalho do que cuidar de filho !!!!!
    do mesmo geito que não concordo com sexo liberal d+ tb não concordo que ingnorem isso deixando as garotas descobrirem sozinha que são realmente ferteis e que é bem facinho engravidar.!

    ResponderExcluir
  62. Meus pais se separaram quando eu tinha 8 anos. Cresci com minha mãe e no quesito educação ela me ensinou muito. Não posso dizer que nossa relação tenha sido alguma vez de "mãe e filha", acho que foi mais de "provedora e criança", porque nunca conversamos, eu não tinha liberdade pra conversar nada pessoal, e sentia muita falta do meu pai. Hoje tenho 19 anos, já sou casada e tenho um filho de um ano e meio. Minha nova família ainda está se estruturando, mas preciso dizer que nem sempre os filhos seguem o exemplo dos pais. Mas esses são minoria, são os que tem cérebro na cabeça e conseguem aprender com os erros dos outros, sem precisar sentir na pele as consequencias. Engravidei cedo, sim, mas assim é a vida, eu nunca fiz sexo sem camisinha, e aconteceu. Não me arrependo, meu filho é a alegria da minha vida, e está crescendo saudável e cada vez mais esperto. E não preciso dizer "eu vou contar pro seu pai", porque acho que autoridade, respeito, carinho e amor tem que vir igualmente de todos os lados, seja do pai ou da mãe. Sempre fui contra essa coisa de que mãe mima e pai bota de castigo. Acho que tudo tem que ser feito com bom senso e conversas. Meu filho ainda é bem pequeno, mas pretendo conversar com ele, quando fizer algo errado, ao invés de bater ou ameaçar. Foi o que faltou na minha criação também. Apanhei demais da minha mãe e hoje não tenho praticamente nenhum contato ou laço com ela. A cada chinelada ela ia perdendo um pouquinho de mim... E não quero perder nem um fio de cabelo do meu filho. (I don't wanna miss a thing...)

    ResponderExcluir
  63. Gostei muito do seu texto, mas tenho amigas(os) que são solteiras(os) e adotaram e, por isso, são mãe e pai ao mesmo tempo. Nesse contexto, a figura de um pai ou mãe, se vier, será muito bem vinda... mas uma crianca tirada da rua ou de um orfanato que ganha uma mãe ou um pai já tem todos os motivos para ser tão feliz ou resolvida qto qq outra... E, mais pertinente com o seu texto: o que vc espera de um mundo primitivo onde as pessoas continuam vivendo sem pensar e engravidando como se a espécie estivesse em extincao? E idiotas ricas que gastam fortunas para comprar esperma e colocar uma crianca no mundo que jamais terá direito a saber quem eh seu pai biologico? aquele que vendeu seu esperam de alto, branco e olhos azuis? Esse eh o mundo que vivemos... Primitivo!

    ResponderExcluir
  64. Adorei sua colocação. Concordo com tudo que você falou. Tive um filho aos 19 anos de um homem com quem não fiquei e me arrependo todos os dias disso, principalmente por causa do menino, que hoje é um homem. Sinto que fez muita falta um pai na vida dele, embora nunca tenha me dito isso.

    ResponderExcluir