domingo, julho 11, 2010

Preguiça

Por Vanessa Pinho
Preguiça.
Essa é a palavra que define meu momento.

Mas não é uma preguiça de acordar cedo, nem de trabalhar, nem de fila de banco. Sinto preguiça de atitudes.

E trabalhando com eventos, pessoas, figuras montadas no look, ótimos personagens teatrais, pseudo-celebridades e simulação de sentimentos... Às vezes é preciso um “STOP”, um minuto de silêncio em conexão com a própria essência, a fim de não deslumbrar e cair no ridículo.

Quem está casado, quer separar porque a liberdade não tem preço e lá lá lá... Quem está solteiro, vive em busca daquela que logo mais estará ao seu lado no cartório, assinando o divórcio, porque ela já não é mais a mesma, tem manias imperdoáveis, fala alto, proíbe o futebol de sexta à noite, vê se pode.

Quem tem cabelo liso, daria tudo por uns cachos, porque é diferente, moderno... Quem tem cabelo crespo, vive escrava da progressiva de chocolate, de argila, de menta, de qualquer coisa que seja novidade no momento.

A modelo posa para foto com roupa da marca tal, fulana de tal está namorando empresário rico e dono de grife francesa, Maria separou de Marcos que acabou de abrir uma casa noturna onde parece que vai tocar um DJ muito bom que veio de Paris e está hospedado no Hotel mais bacana da cidade, onde se hospedam celebridades locais e internacionais e os jornalistas já estão todos lá na porta... Amanhã só vai dar isso na coluna social da colunista que gosta de aparecer mais do que os colunáveis.

Pre-gui-ça!

Preguiça de menininhas que falam com palavras terminadas em ãããinn, te chamam de amigãããn quase que o tempo todo e fazem cara de modelo de grife badalada da São Paulo Fashion Week... Preguiça de outras que fazem cara de biscate pobre assim que avistam uma câmera fotográfica, a fim de sair na coluna social de segunda feira do jornal de quinta categoria, usando nomes artísticos como "Sher" ou "Mel". Preguiça de pessoas que usam oclinhos, andam com livros espíritas embaixo do braço, cursam a 5ª fase de psicologia, mas à noite não dormem com o barulho da própria loucura.

Preguiça de quem pergunta: “iaiiii? O que tem feito?” Eu odeio com todas as minhas forças responder o que eu tenho feito pra pessoas que perguntam, mas no fundo não querem saber. É só uma forma que elas têm de ajudar a preencher sua enorme falta do que fazer. Há de haver outra maneira de pessoas sem criatividade iniciarem uma conversa.

Quero não ter que ir a todas as festas de família, onde primas de terceiro grau que não se deram bem na vida, casaram com alcoólatras e não voltaram ao peso normal depois da gravidez, me olham como se eu fosse uma criminosa por ser magra e usar manequim 36 [a palavra “manequim” ainda se usa?].

Quero poder dizer que não assisto Lost e que acho um saco assistir Juliana Paes com Marcio Garcia dizer tudo que Giovana Antonelli e Murilo Benício já disseram em outra novela da mesma autora.

Quero poder dizer que as mensagens de Zibia Gasparetto são bonitinhas, mas que só servem pra usar no perfil do Orkut e Facebook [aproveito a oportunidade pra dizer que não quero ser seu amigo no Facebook e Sonico e que apesar de não saber como funciona um ou outro, não quero ser seu amigo mesmo assim].

Quero poder dizer que não conheço os 10 hits mais tocados e que acho breguice total baixar no celular esses lixos sonoros de hoje em dia.

Preguiça de quem não perde uma balada por nada e vai ao banheiro de cinco em cinco minutos, olhar a bunda no espelho, entupir a boca de gloss e esticar o cabelo que cheira a progressiva de chocolate.

O efeito sonoro que minha mãe faz chupando laranja me faz chorar.

Preguiça de encontrar tias distantes na fila do mercado. Elas sempre dizem coisas do tipo: você está magra demais, deve estar doente, é anemia, dá pra ver só de olhar.

Pessoas que fazem todo tipo de maldade, e na sexta feira santa não comem carne: Deus castiga!

Preguiça de pessoas que se vestem de acordo com o tema da novela das oito. Preguiça de pessoas que falam como os personagens da novela das oito.

Pintores que cobram horrores por suas obras de arte, mesmo que essas obras sejam muito parecidas com os desenhos abstratos que minha filha de 6 anos faz na parede da sala.

Pessoas coitadinhas, gripadinhas, chatinhas, “Inhas” em geral, me dão preguiça.

OK! Eu era fã da Mara Maravilha e isso não me dá o direito de ter preguiça de ninguém. Mas isso era quando eu tinha 8 anos. Agora ela virou crente louca e tenho preguiça daquela blusinha fechada até o pescoço, que ela usa com aquela pose de “agora estou curada” que ela faz nesses programas de TV que resgatam pessoas que não aparecem mais na mídia há anos. A Mara me dá preguiça, muito mais do que o Faustão, de fundinho na minha sala aos domingos, entrevistando os ex Big Brothers e perguntando: Quem você acha que é o grande jogador da casa?

Preguiça de ligar pra cancelar a internet que não vale um ovo frito. Há meses que venho criando coragem pra mudar de operadora, mas sei que o atendente do outro lado não vai permitir que eu faça isso. E eu morro [muito] de preguiça de atendentes que falam como robôs e que me chamam de Sra. Vanessa.

Preguiça de pessoas que não existem, de sorrisos enfeitados e egos inflados...

O problema é que quero muitas coisas simples, então pareço exigente. - Fernanda Young

Meu problema deve estar aí.

49 comentários:

  1. Inspirado e depressivo. Show...

    ResponderExcluir
  2. Creio que personalidade muda de nome constantemente, hoje, ela é preguiça.

    ResponderExcluir
  3. O pior de tudo é que eu me sinto assim, com preguiça de viver um papel aonde estou sempre sorrindo, enxugando as lágrimas dos outros. Sinto falta de um tempo pra mim, aonde eu possa ler e beber café até a madrugada, depois ficar o dia inteiro vendo filmes, fazer absolutamente nada.


    A crônica ficou ótima, bem profunda.Amo muito esse blog.

    ResponderExcluir
  4. Olha Senhora Vanessa, eu acho que a Senhora tem preguiça de um monte de coisa bem chata mesmo. Eu entendo perfeitamente e acho que a vida seria um tédio se tivesse que ser só assim.
    Trabalhando com eventos talvez você esteja mais exposta e tudo isso do que eu, que fujo dessa gente mediana e chata como o diabo da cruz, e quase sempre consigo.

    Torço pra que você possa sair desse mafuá, porque a vida é - e tem que ser - bem melhor do que isso. Juro.

    (Agora vou ter que te dizer que interrompi a leitura, para poder soltar uma gargalhada alta que assustou metade dos viventes da minha casa, por causa do barulho da sua mãe com a laranja. Hahahahaha!)

    Adoro seus textos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Mta preguiça pra comentar, mas um amigo me falou hoje que, antes Restart era uma função de games, chamávamos a Professora de Tia, Cine era abreviatura de "cinema", vampiro não podia pegar sol, Bonde era meio de transporte, Rebolation era dança eletrônica, chapinha era coisa de menina, calça colorida era só do tiririca, Michael Jackson era negro e vivo, a MTV não era Pop, Twitter não existia e Justin Bieber era apenas um espermatozóide.

    Basicamente, sobra mta preguiça!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tenho preguiça de vc!!!! Vc sabe disso!!!

    ResponderExcluir
  7. Pra mim essa frase resume tudo:

    "Pessoas que fazem todo tipo de maldade, e na sexta feira santa não comem carne: Deus castiga!"

    Muita hipocrisia... e tb ri horrores com a parte da laranja da sua mãe, lembrei da minha em outra situação...

    Beijos, adorei!!!
    Edilene

    ResponderExcluir
  8. Esse texto caiu como uma "luva" pra mim hoje..
    E Eu que achava que eu era o último ser da face da terra que tinha esses tipos de preguiça. Ultimamente ando com preguiça de ter que lidar com a hipocrisia cotidiana, são aquelas coisinhas irritantes que de uma forma ou de outra nos obrigam(porque dizem que é politicamente correto)engolir e aceitar.
    Pois sim, cada palavra, cada linha desse texto, tem tudo a ver com a minha "preguiça" no momento e acho que para um loooooonngoooooo time..
    É isso, pronto falei!
    AMEI!!! AMEI!!
    Meninas de mulherices, continuem nos dando essa alegria..bjos

    ResponderExcluir
  9. Sim, seu texto me despertou todas essas preguiças. Muito mais do que lembrar que amanhã é segunda e que infelizmente não poderei ficar aqui curtindo minha preguiça e terei que enfrentar o mundo e as pessoas, como elas são, me despertando essas preguiças.
    No geral tenho preguiça de todas pessoas inhas...
    Excelente texto, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Cara, eu vivo isso na pele. Brinco dizendo que às vezes me dá preguiça de existir.

    Muito bom! :)

    ResponderExcluir
  11. Que legal, em meus 21 anos de vida é a terceira pessoa que encontro que pensa um pouco como eu!
    Realmente há tempos não consigo sentar numa roda de mulheres e conversar pois todas falam da novela das oito, se o namorado tá com outra ou de grifes maria de tal, fulana de tal e que eu não estou na moda, ô pra minha cara de que preciso entrar na moda! :S
    Está preguiça já minha amiga íntima...

    ResponderExcluir
  12. ÉÉÉÉÉÉ, sou um cara bem preguiçoso também! rs

    Mandou muito no texto.

    Parabéns Vanessa! beijo!

    ResponderExcluir
  13. Gostei do texto, bem a cara da Vanessa mesmo...
    Sua pouca intolerância e sinceridade à situações que acontcem no nosso dia a dia, perfeito!
    Também morro de preguiça de gente que vive reclamando da vida o tempo todo, de gente que sabe sempre o que é tendência e não usa nada que não seja moda, gente que copia gente e gente que esquece o que é ser gente e trata os outros como se fossem bichos...
    Bjossss Vanessa!

    ResponderExcluir
  14. Não tenho preguiça desse mundo... Na verdade, ele me cansa.


    P.S: Eu também odeio quem usa "amiga" como vocativo.

    ResponderExcluir
  15. É, parece que não sou a única pessoa que sente preguiça de quase tudo! rs

    ótimo texto! ;*

    ResponderExcluir
  16. Tudo de bom!!! Eu vivo com preguiça também!!! Uma super boa semana... e até o próximo desabafo... Bjs

    ResponderExcluir
  17. Barbaridade esse post...adorei...
    infelizmente vivemos em um mundo de hipócritas, e o jeito é tentar fazer com que nossos filhos sejam mais autênticos.
    Parabéns...e beijocas!!

    ResponderExcluir
  18. APLAUSOS!!!
    Qto a magreza...fico a me perguntar se os interessados na minha, de fato, estão preocupados com a minha saúde ou se não se conformam porque não embaranguei depois de ter dois filhos...enfim...preguiça também para tentar entender o que se passa nessas cabecinhas...

    ResponderExcluir
  19. Muito depressivo
    Mas qualquer dia desse você poderia escrever um texto dizendo como seria seu mundo ideal, com marido, filhos, gato, cachorro e papagaio.....
    Só para variar...
    Afinal a vida é bela, o que estraga é o que fazemos dela!
    Você tem potencial não para desabafar mais para escrever e deixar seus seguidores (blogueiros) esperando o próximo e o próximo....
    Afinal de contas "preguiça" é algo que você fala tão bem que já escreveu inúmeros textos!!!
    bjss

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro ler os comentários, é um mais engraçado que o outro.
    O texto foi demais, preguiça até de festejar o próprio aniversário, aliás, a gente festeja todo ano essa data, que nem é tão querida assim.
    Demais o texto.
    Ainda bem que essa sua preguiça é momentânea, muito momentânea.
    Beijos, a gente conversa mais tarde.
    Eu tenho um presente que não recebi.

    ResponderExcluir
  21. "me olham como se eu fosse uma criminosa por ser magra e usar manequim 36"


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    eu vou morrer com esse texto!

    hauaoauahaoaoIuaao

    MUITO BOM!

    Beijos

    Mara

    ResponderExcluir
  22. Preguiça de gente que cita Fernanda Young...

    ResponderExcluir
  23. SE vc realemnte pensa, como tudo q tá escrito aí, pronto, a primeira mulher no mundo q eu conheço, que pensa. Gostei do Blog. Bj

    ResponderExcluir
  24. A.M.E.I.E.S.T.E.B.L.O.G!
    E estou seguindo e vou colocar como favorito no meu blog.
    Parabéns Vanessa Pinho e as outras Mulherices.
    Show!

    ResponderExcluir
  25. Muito bom o texto, aliás, adoro seus textos. Talvez esse seja o que mais me identifiquei. Para alguns tipos de pessoas, a melhor coisa é não estabelecer nenhum contato, ou o mínimo, porque além de serem chatas, cansam mesmo! Odeio do fundo da alma quando me fazem esse tipo de pergunta “iaiiii? O que tem feito?” , dá vontade de jogar uma pedra. Rsrsrs

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Simples e objetiva.. Adorei o texto, mas pra nós a preguiça é fundamental.


    http://esquecaevasorrir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. TBM sou MUITO MAS MUITO preguiçoso aaa que preguiça ashaushuashuhsahsa
    gostei do blog

    Passa lá http://playadvanced.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Além das preguiças habituais, também estou sofrendo da preguiça dos outros.

    ResponderExcluir
  29. Vanessa,

    Não tive preguiça de ler, e não estou com preguiça de dizer, embora você esteja preguiçosa de ouvir o óbvio: SENSACIONAL!
    Já comentei um alguns posts daqui, não me lembro se algum seu, mas realmente é muito bom toda vez que entro aqui. Passa a preguiça, sabia???

    Bjs

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Vanessa do céu! Me apaixonei por este seu texto, de verdade. E um dia tento convencê-la a republicá-lo no Paciência Negativa, simplesmente porque adoraria tê-lo escrito.

    Gostaria de acrescentar os seguintes itens à sua lista: Preguiça de todos os pais de Maicou Jéquisson's que, neste ano, estão comemorando um aninho de idade de seus pimpolhos. Preguiça dos pais dos recém nascidos Marcelos, Guilhermes, Josés, etc que até recentemente batizariam seus filhos de Bruno. E preguiça do sujeito que comentou este texto com "Preguiça é de ler esse seu texto". Já apareceu alguém "criativo" assim, não? Pois ainda vai aparecer.

    Parabéns, adorei!

    Fabio Piva
    http://paciencianegativa.blogspot.com/

    PS: Ah, sim: Preguiça do blogspot, que deu pau durante a submissão desse comentário e me obrigou a escrevê-lo DUAS vezes.

    ResponderExcluir
  31. Oi. Boa tarde. Acho esse blog sensacional. Gosto muito dele e, vez ou outra, falo dele a algumas pessoas que conheço. Mas.... esse texto não me empolgou muito. Achei a mensagem dele esnobe e muuuito chata. Parece coisa de patricinha querendo ser a diferente com raiva do mundo, querendo ser a intelectual..

    Fiquei com preguiça do seu texto!

    ResponderExcluir
  32. Muito interessante a ideia do blog, principalmente o subtitulo! kkkkkk
    Hugs.

    ResponderExcluir
  33. Senhor (ou senhora?) "Anônimo".

    Se o sr (a) realmente desejar utilizar este espaço para criticar qualquer idéia ou ponto de vista veiculado por nossos artigos e crônicas, será sempre bem vindo.

    Aqui só não toleramos ofensas pessoais e recados mal criados de pessoas mal intencionadas e covardes, que não têm sequer coragem para exibir a cara.

    Atenciosamente.
    Redação Mulherices

    ResponderExcluir
  34. Oi Vanessa;

    Eu sempre leio teus textos, entrei por indicação de um amigo [Edu], não tenho o hábito de comentar, mas nesse, me identifiquei tanto que gostaria de compartilhar isso com você.

    Eu tenho preguiça de pessoas que perguntam "O que tem feito?" Porque elas certamente não querem saber... As pessoas fazem apenas o "social" e é difícil encontrar alguém que realmente queria saber o que se passa com você, suas felicidades e tristezas.

    Pessoas coitadinhas tb me dão preguiça..

    Concordo com tudo que você disse, mas acho que faltou comentar uma coisa: Preguiça de gente anônima, que não acredita na verdade das coisas que diz, treme de medo de usar o próprio nome pra expor uma opinião. O pessoal aqui comenta bastante no anonimato né.

    Isso quer dizer o que? Que vocês são ótimas!

    Continuem escrevendo, e parabéns tb para as outras escritoras do blog!

    Laura

    ResponderExcluir
  35. Tem um selinho pra você no meu blog.
    http://inezpsi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Querido senhor (a) Anônimo (a).

    Apenas uma pessoa dotada de pouca inteligência pode não notar que este é um site mantido por uma EQUIPE, que publica crônicas ficcionais e artigos de opinião.

    Logo, não é o local certo para que se deixe RECADOS pessoais, seja para quem for. Temos a mais absoluta certeza de que o (a) senhor (a) saberá como encontrar um caminho mais apropriado para que suas mensagens cheguem ao destinatário.

    O (a) senhor (a) está fazendo papel ridículo. Mas temos que admitir que nos está divertindo muitíssimo.

    Um grande abraço.

    Redação Mulherices

    ResponderExcluir
  37. Eu estou lisonjeado de ter por tantas vezes sua atenção, caro moderador(a). Cabe resaltar que isso não é um comentário pessoal já que eu fiz uma sugestão do que ela poderia escrever no BLOG, nada mais do que isso. E se o senhor(a) fosse tão inteligente assim, a ponto de se sentir superior a mim, teria percebido que além do elogio feito a moça, eu disse que gostaria de continuar lendo os textos dela, só gostaria de vê-la comentar sobre outro tema. O senhor(a) precisa aprender a lidar com críticas, nem sempre o que a gente fala merece aplausos.
    E se o senhor(a) retirar outra vez meu comentário, vai me convencer que ao invés de o estar divertindo e estou na verdade, incomodando, e MUITO! rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Querido (a) Senhor (a) Anônimo (a)

    Agora sim, nos entendemos!
    Suas observações serão levadas em consideração.

    Continue nos prestigiando com sua audiência!
    Toda a EQUIPE agradece.

    Redação Mulherices

    ResponderExcluir
  39. É...qual é mesmo o significado daquela velha expressão muito utilizada e até mesmo "veiculada" em muitas mídias...acredito que seja "liberdade de expressão"?
    É... parece que neste espaço isso não seja devidamente apreciado e respeitado. Se o espaço para comentários está aberto, por que apagar os que lhe desagradam?
    Não faça assim, roubaram sua boneca e não quer mais brincar?
    Comentários debochados refletem não saber lidar com críticas....e você ainda "escreveu" sobre os estudantes de psicologia, visitar um deles não seria má idéia!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  40. Ah, olhe seu último comentário realizado e por favor, aprecie as regras de próclise, mesóclise e ênclise. A língua portuguesa agradece!

    ResponderExcluir
  41. TENHO PREGUIÇA DE GENTE QUE APAGA COMENTÁRIOS PARA ESCONDER O FATO DE NÃO TER O QUE RESPONDER!!!

    ResponderExcluir
  42. Comentar as fantásticas letras da Vanessa Pinho não me dão preguiça jamais!

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. cada qual com sua preguiça!
    nem sempre uma critica vem acompanhada de rancor ou arrogância... sabendo dar sua cutucada acaba virando uma critica construtiva e por fim bem aproveitada!
    sempre leio e me identifico com o que a Pinho escreve, ate porque é o nosso dia a dia, e podemos dar boas gargalhadas e ate parar e refletir um pouco e gargalhar novamente rs...
    Adoro como ela escreve e acredito que muitos que não comentam aqui é porque estão com preguiça hehehe.
    Continue assim escrevendo e dando a cara para bater, pois são de poucos criticos que surgem boas oportunidades...
    ps: tenho preguiça de criticos anônimos mais concordo apagar não é legal!!! se deu a cara apanha ou se defende.

    ResponderExcluir
  45. Mulher, a gente tah conectado? Só pode! A vida de vez em quando, tambem me é um pouco cansativa. E sabe o que acontece? Tudo que com a vida de relaciona, toda e qualquer deslealdade produz infelicidade. Quando tudo na vida está me cansado de maneira exaustiva, eu vou e escrevo. tu é mais uma fonte de inspiração.! Super Parabéns.! :*

    PS. odeioo aquelas meninas que só tem a metade do cerebro e ainda consegue deixa-loos atrofiados, que me chamam de 'amigõõõn' ¬¬'. Pra elas? Um SE MATEM, especial. :*

    ResponderExcluir
  46. Incrível! tenho todas essas preguiças ;)

    ResponderExcluir