sexta-feira, setembro 04, 2009

Os opostos [não] se atraem

por Vanessa Pinho
Barco furado: essa é a expressão que define melhor a frase “os opostos se atraem”.

Na teoria, até que é fofo dizer que “aah, nós somos diferentes, por isso nos completamos”. Mas na prática isso dá um bocado de trabalho e algumas noites de sono perdidas. Olheiras? É tão legal ter...

Você conhece o cara, sabe? E acha o máximo aquele jeitão meio despojado que ele tem. Ele bebe e reclama que tem que acordar cedo. E você acha isso tão bonitinho, afinal ele só tem 24 anos, que amor.

Ele mora longe. Deve ser legal saber o que acontece lá no fim do mundo. Ele ODEIA aquela comidinha japonesa que você a-d-o-r-a! Mas e daí? Quando sentir vontade de um sashimizinho, convida uma amiga e vai.

“O legal do nosso relacionamento é isso, sabe? Essa diferença... Estamos nos conhecendo e eu tô tão feliz. Nos completamos. Incrível, né?”

E a vida segue, e ela segue, e ela continua seguindo... e você começa a achar um saco ter que aturar aqueles amigos dele, todos suados, falando abobrinhas na sua sala de jantar. E você começa a não achar mais graça em ir assistir Madagascar, e todos esses lançamentos bobos que ele adora. No inicio você fingia que gostava, eu sei, mas a ficha vai caindo, colega. Sua idade mental vai bloqueando certas coisas, um inferno.

Ir almoçar com a família dele, aos domingos, lá na PQP? Nem morta. Porque você já não agüenta mais ouvir a mãe dele dizer que você precisa ter paciência... que ele é assim mesmo... que ele é um filho querido e que você teve uma baita sorte em encontrá-lo.

E aí você sente aquela sensação de game over. E é nesse momento que aparece uma mãozinha, bate nas suas costas, e diz: ok, tudo muito bom, tudo muito divertido, mas está na hora de voltar pro corpo.
Somos seres curiosos e queremos sempre saber como é viver no mundo do outro. E é aí que a merda ta feita. Porque você entra no barco furado, aquele, que eu tinha dito lá no início, e depois não consegue voltar.

Eu adoro conhecer coisas novas, lugares novos, opiniões diferentes da minha. Mas isso em uma roda de amigos, certo? No dia a dia isso se torna tão impossível quanto manter sua unha e sua chapinha perfeita por três dias.

Eu namorei contra o Edu durante cinco anos, até que cansei total dessa coisa de fazer de conta... Eu tentei suportar o futebol na televisão, o futebol de sexta à noite e tentei, mais que tudo nessa vida, suportar o retardado do amigo dele, o Marcelo. Quero que o Marcelo se case e tenha oito filhos bem chatos, que ocupem todo tempo dele.

Quero que todos os amigos do futebol de sexta feira se lasquem, igual ao Flamengo. Cansei de namorar Dado Dolabella e tentar transformá-lo em Roberto Justus. Não funciona gente, vai por mim. Quero alguém que não saiba o que é “impedimento” e que não tenha a mínima idéia do que seja “tiro de meta”.

[Preciso dar a janta pro meu filho, já volto. Peraíí!!]
.
.
.
.
... então, acho que essa coisa de ficar com o oposto, só funciona mesmo por um tempo. Depois você começa a ter crises, uma seguida da outra, cada vez que você pensa naquela camisa de time de futebol que ele não tira pra nada, por exemplo. Aquela, que ele estava usando quando vocês se conheceram e que você até achou engraçadinha e até pensou em virar flamenguista, lembra? Agora, você quer mais é que ela caia dentro de um balde de Kiboa. Sei bem como é.

Eu ando querendo encontrar alguém assim, como eu. Dizem que Deus não erra duas vezes, então, pelo menos alguém parecido. Dá pra ser? Não, não tô falando de alma gêmea... Alma gêmea, pra mim, é coisa de Vale a Pena Ver de Novo da Globo.

Longe de mim ter alguém que assine tudo que eu digo. Que concorde que meu cabelo é legal e que sou uma pessoa tranqüila. Até porque, se isso acontecer, ele será duas coisas: mentiroso e bobalhão.

Ele não precisa ir ao shopping comigo em dia de liquidação e achar isso o máximo. Mas também não precisa fazer aquela cara de cemitério maldito cada vez que eu pensar em provar alguma coisa. Ele só precisa estar na mesma sintonia, seguir a mesma direção, ainda que os caminhos, muitas vezes, sejam diferentes.


49 comentários:

  1. ... Posso falar a verdade?!

    Essa frase é mentira mesmo!

    ...mais uma outra verdade?!

    Não se pode criar espectativas... isso não funciona!

    Eu e meu namorado éramos os opostos... e falei vou ficar com ele q não vai passar de uma semana... estou com ele a mais de um ano... hj eu não sou mais crente e ele não é mais baladeiro... estranho?! muito...

    mas estamos ai... Respeitamos os gostos um do outro, mesmo as vezes não concordando... e vai indo!

    Hoje me surpreendo até comigo mesma!


    Beijos...

    "Os OPOSTOS se distraem e os DISPOSTOS se atraem!"

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo. Relacionar-se com alguém totalmente oposto de você só da certo se o que você procura é uma aventura ( coisa de adolescênte)!
    Não há como ter uma vida ao lado e alguem cujos gostos são totalmente diferentes dos seus. Assim como você moça, eu também safei-me de um relacionamento assim. Hoje, fora do barco furado, olho ele afundando e dou graças à Deus que pulei dele a tempo!

    ResponderExcluir
  3. Vish, que doidera. rs

    Bom, essa história de "os opostos se atraem" é papo furado, você disse bem.
    Se atraem com 3 meses de namoro, depois de 1 ano não aguentam nem olhar um para o outro.

    Acho que assim, pessoas idênticas não tem como existir, é impossível! Mas para dar certo, temos que mudar um pouco, deixar certos costumes de lado.

    Ele poderia deixar o futebol de sexta-feira de lado para te agradar, e você deixava as compras chatas no shopping para trás para agradar ele, pronto!

    Meu, eu também ODEIO ir em shopping fazer "comprinhas" com a minha namorada, é um saco! Demora 3 horas pra escolher uma blusinha, 5 horas pra experimentar e escolher uma calça, isso irrita o homem! Mas faço uma forcinha e vou, e tento ir com uma "cara boa" rs.

    E eu sei que ela ODEIA quando ela vem me ver, e eu deixo ela de lado pra jogar um pouco de vídeo game, rs, por isso que evito, mas ás vezes não dá.
    A questão é ter um pouco de paciência, e sempre tentar agradar um ao outro, mesmo deixando coisas "importantes" para trás.

    Óóó, falou o experiente do amor né? Hahhaha, é que sempre namorei com gente diferente de mim, sou uma pessoa difícil de lidar, e como estou a quase um ano e meio com essa minha namorada, aprendi certas coisas.

    Uffa, escrevi demais! rs.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olha realmente é difícil falar de pares perfeitos! Mas como você, por experiência própria sei que não funciona! No começo é um mar de rosas, mas acabamos enjoando ...

    Definitivamente é melhor estar com alguém com quem tenhamos afinidade, e algo em comum para compartilhar.(Com meu namorado atual sinto isso ^^)

    Alma Gêmea, só na novela da Globo mesmo ...

    Abraços!

    http://kultura-digital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É ...... sem afinidades verdadeiras não da mesmo,não dura mto tempo. Adorei o texto e o blog.

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha

    Sei como, até a lata de azeite da casa do sujeito é diferente...

    ResponderExcluir
  7. olha eu acho que os opostos se atraem sim, eu por exemplo sou super agitada e sempre namorei meninos quietinhos. me dava um equilibrio sabe?
    e eu adoro isso!

    ResponderExcluir
  8. Atrair, pode até atrair, mas manter........

    Ôôh sacrfifício!.

    ResponderExcluir
  9. Claro, claro...
    Opostos... O nome já diz tudo, e se a credulidade insiste em atração simplesmente porque a ciência demonstra(magnetismo) a vida puxa o tapete e prova, que entre seres complexos o mundo real é bem mais complexo que polos positivos e negativos.

    O oposto tem lá seus pontos bons. Sabe aquilo que você sempre quis fazer, mas nunca teve coragem, e viu o oposto rir enquanto fazia... Isto fascina, até você descobrir que bom mesmo era não fazer...

    E então começa a batalha, a razão muito mais atilada sempre vence, claro, se a teimosia burlesca não atrapalhar.

    Saudações
    Alan Santos

    ResponderExcluir
  10. Meninas o blog de vcs esta cada dia melhor, parabens!

    Dêen um pulinho no meu blog tem um selinho pra vcs espero que gostem...

    ResponderExcluir
  11. Cada caso um caso, eu particularmente me dou muito bem com uma namorada muito diferente de mim.

    Claro que para o negócio funcionar as pessoas devem ter no mínimo alguns gostos iguais...

    ResponderExcluir
  12. Bem, como disseram acima, cada caso eh um caso.

    ResponderExcluir
  13. Eu também acho a maior furada essa de "opostos se atraem" mass.. tem gente que gosta né, viver brigado, as vezes tudo depende do casal, o amor sempre fica acima de qualquer diferença.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente sabe. Os opostos acabam chegando a pontos insuportáveis, principalmente quando tira sua música favorita e te proibe de fazer algo...um saco..

    ResponderExcluir
  15. Adorei ler o seu texto, principalmente porque me indentiquei completa e totalmente com ele. Vivi uma relação exatamente igual a que descreveu. Os opostos só dão certo em filmes, na vida real isso não acontece...rs

    Bjs

    Passa lá
    http://maynabuco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Realmente os opostos se atraem apenas nas aulas de eletrostática, porque na vida conjugal ou se toca no mesmo ton e a mesma música ou cada um procura uma platéia para si!

    ResponderExcluir
  17. Prefiro o oposto, é sempre mais divertido ;D

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  18. hehehe..seu texto é tão sex and the city..
    gostei bastante.

    e pra mim, os opostos não se atraem, podem ocnviver juntos por um tempo, mas não muito.

    Visite:

    Blog:
    http://isaidtv.blogspot.com/

    Twitter:
    http://twitter.com/comentando

    ResponderExcluir
  19. Maneiro o texto, protesto legal ai contra esses putos xD

    mas encontrar homem que não sabe oq é pelo menos um impedimento é dificil tbm xD
    zoando, maneiro o texto ;)

    ResponderExcluir
  20. EXPERIENCIA PRÓPRIA :D
    NAO ATRAI MESMO!

    ResponderExcluir
  21. apesar de recalcadas vocês são legais!
    opkdpokasdopkaspdokasopk
    curti o blog. oposto não se atrai (quase via de regra)

    ResponderExcluir
  22. Saiu a continuação do "Ao Seu Encalço!" ai os links dos três capítulos.

    3°- http://arthurmelo92.blogspot.com/2009/09/eram-seis-da-manha-quando-me-levantei.html

    2°- http://arthurmelo92.blogspot.com/2009/08/ao-seu-encalco-fuga.html#comments

    1°- http://arthurmelo92.blogspot.com/2009/08/era-madrugada-de-um-domingo-frio-e.html#comments

    ResponderExcluir
  23. Gosto bastante da informalidade e da leveza do seu texto.

    ResponderExcluir
  24. Não é atoa que a maioria "dos fisicos" são do sexo feminino, fuck you teoria da polaridade! u.ú

    ResponderExcluir
  25. ^^ Muito bom o blog. Gostei do post, você tem razão.

    ResponderExcluir
  26. os opostos se repelem isso sim

    sahushuashau

    Mente aberta°°°°°Vida livre

    ResponderExcluir
  27. tente seduzir um viado. Viados tem um gosto bem parecido com o seu.

    ResponderExcluir
  28. Não existe par perfeito mas com boa vontade os opostos podem ter um bom relacionamento sim.

    ResponderExcluir
  29. adoreiii o post :D
    e realmente, é verdade, não dá mto certo mesmo isso!
    :*

    ResponderExcluir
  30. Na boa, adorei seu post e adorei seu blog é super criativo e elgal, otimo conteudo e visual limpo e bonito, gostei viu.

    ResponderExcluir
  31. Concordo com vc xará!

    os opostos não se atraem, pelo menos pra ter um relacionamento serio. Mas pode acontecer uma atraçao fisica do caramba!rsrsrsrs

    Eu acho q estou no msm barco do q vc...rsrsrs

    bjs e otima postagem!

    ResponderExcluir
  32. Nossa, Vanessa, caiu como uma luva para a situação que estou vivendo, e pelo que vejo todos por aqui também se identificaram. Quando há um mix de diferenças e imaturidade, não dá outra, alguém sempre acaba sobrecarregado. Esgotei minhas energias em um relacionamento no qual eu estava mais para mãe do cara do que para mulher dele. E eu ainda quase fiz a bobagem de me casar! Me senti 50kg mais leve qundo deixei de namorar contra o bebêzão da mamãe! Adoro o blog!

    ResponderExcluir
  33. Ahh, e aliás, já dizia Bertold Brecht: "O bom não é que os homens sejam diferentes, mas que sejam iguais. Os iguais se agradam. Os diferentes se entediam." Beijo para essas meninas brilhantes.

    ResponderExcluir
  34. Um dia uma amiga, também psicoterapèuta, porém voltada às teorias mais zen budistas, digamos assim, me perguntou (isso faz uns anos já):
    -Vivi, você encontrou sua alma gêmea?
    E eu respondi (claro):
    -Ah, eu não acredito que isso exista!!!
    E ela respondeu:
    -Então reza, reza para não encontrar, porque aí você vai ver o que é bom!
    Espero que despacho possa resovler isso!

    ResponderExcluir
  35. Hoje as pessoas dizem que os dispostos se atraem e os opostos se distraem tudo por causa do Fernando Anitelli do TM... Bom vivi muito do q vc falou com o sexo oposto e por estas diferenças e por morar longe tudo acabou! Noites de insonia eram tão legais.....

    ResponderExcluir
  36. Adorei o blog! Adorei o Post!! Acabei de colocá-lo em meus favoritos e estou seguindo-o.
    Também concordo que os opostos não se atraem. Assim... você pode até ter uma ou outra coisa diferente do outro, porque igual, igual ninguém é. Meu marido, por exemplo, é da área de exatas e eu sou jornalista. Mas o número de coisas em comum são muito maiores. Ser muito diferente não funciona mesmo!
    Um grande abraço e sucesso pra vocês! Amei!!

    ResponderExcluir
  37. Retribuindo a visita e adorando o que leio!
    Ótimo post, vc disse tudo!
    A gente acha que dá pra levar, mas aí quando nosso limite grita, não tem como não escutar, né?

    Abraços!
    DAS

    ResponderExcluir
  38. Primeira vez que visito o blog, mtoooo bom! Adorei e já estou seguindo.

    Sobre o texto... sim, opostos não dão certo. A não ser que a pessoa tenha muita paciência ou goste de sofrer. Tentar mudar a outra pessoa nunca da certo. Tem que aceitar o jeito que ela tem e analisar: consigo aceitar seus defeitos? Se sim, vá em frente.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  39. Muito bom, Vanessa. Escreve pro meu email.
    Sou editor de revistas em SP. Vamos falar.

    Abs.
    PC

    pcardoso@uol.com.br

    ResponderExcluir
  40. Incrivelmente bem escrito!

    Eu falo muito pro meu namorado que nós temos diferenças que nos completam sim, mas são de gosto e não ideológicas, no geral. Ele gosta de futebol, arte e humanas. Eu detesto futebol, tô nem ai pra arte e amo exatas e biológicas, detestando humanas. Nesses pontos nós nos completamos, porque o conjunto "nós" está preparado pra passar por diversas situações, e esse tipo de diferença é que é o "me completa". Parabéns pelo blog!

    www.descargapublica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Estes seus textos misturam vagos perenes sentimentos de expressão livre e mulherices ilimitadas LTDA!

    ResponderExcluir
  42. Primeira vez que visito o blog, muito bom.

    Sem afinidades verdadeiras não da mesmo,não dura muito tempo!!!

    ResponderExcluir
  43. Adoreii o blog e concordo que os opostos só se atraem mesmo, porque ficam juntos por pouquissímo tempo!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  44. Olha meninas,estou ha 20 anos com uma pessoa que é exatamente o oposto,ela é extrovertida,eu supertimido,ela gosta de sertanejo,eu de rock n roll,ela odeia esportes,eu adoro e por ai vai e garanto-não vivo sem ela!

    ResponderExcluir
  45. Nas palavras de Fernando Aniteli: "Os opostos de distraem, os dispostos se atraem". É a pura verdade. Parabéns!

    abçs

    ResponderExcluir
  46. Os opostos podem até atraírem-se, mas acho que não se mantém. Isso é fato!
    Esse é um "ponto fraco" das mulheres: não saber quando parar! Dado Dolabella não será Roberto Justus e não é necessário muito tempo para ver isso. A mulher tem o lance de se flagelar até o último segundo, acreditando num ideal de amor. Argh!

    Mas, adentrando mais ao assunto, certas coisas eu não entendo como "opostas". O cara gosta (muito) de futebol e você, não. No começo, você simpatizou com aquele mundinho da bola, depois, desencanou. Isso acontece com todas nós, mas não acho que seja a morte, não.

    Acho que se houve irritação suprema por conta disso, é que outras coisas não andavam bem das pernas e acbou sobrando pro time do coração do cara essa bronca.

    Entendo que no relacionamento, não podemos nunca perder nossa identidade. Eu não tenho saco para N coisas, inclusive para ver jogos, ir a estadios e bebedeiras e meu namorado (estamos há 04 anos juntos) já sabe disso e me respeita. Ele, por outro lado, detesta shopping e não é muito fã de rock ´n´ roll, coisas que eu gosto. E, sinceramente, isso não atrapalha nosso relacionamento.

    Ele vai aos jogos com os amigos, eu vou a shoppings e lugares rock com meus amigos e ficamos todos felizes. (Mas é claro, também, que temos inúmeras coisas em comum e nos divertimos demais um com o outro. Como já dito, se ele fosse o Faustão e eu quisesse namorar um príncipe, não daria certo mesmo)

    Acho que sintonia tem a ver com algo maior, sabe? Com planos que são feitos para a vida, valores, enfim, coisas assim. Acho que no dia-a-dia, pequenas coisas (chatas) compartilhadas não significam, exatamente, sintonia e, portanto, não são a chave para a falicidade de um relacionamento.

    beijos

    ResponderExcluir
  47. A tb vivo esse lance de opostos ,mas acho que eu que sou o carma dele saka ,acho tosco quem muda por causa do namorado e talz ...
    mas eu realmente precizava de alguem equilibrado responsavel e meio cuzão pq em relacionamentos vc meio q vive o mmc ,aquilo q vc e a pessoa tem em comum se tornam as caracteristicas mais fortes ,eu tenhu tendencias alcoolicas adorava um showzinhu e andar de skate eu colava com uns namorados como eu e percebi q ja tava entrando em decadencia, virando mo vagal q num faz poha nenhuma e passa o dia inteiro na pista de skate sem estudar ....
    Agora tenhu um namorado bem oposto ,e me inspiro pra ver se tomo geito ,ele num demonstra se incomodar com oq sou mas eu mesmo me incomodo com minha visão limitada de mundo .de achar q só posso me diverti enchendo a cara de pinga .
    Tenho medo q ele caia na real e me ache uma boba ,e gosto dele simnplesmente por ser diferente de mim.....

    ResponderExcluir