domingo, maio 23, 2010

Homem que é homem*

Por Lilian BuzzettoCopa do Mundo, brasileiro, libertadores. Futebol é assunto quase obrigatório em qualquer mesa de bar. Estava eu, cumprindo essa deliciosa imposição social, quando o namorado de uma amiga afirmou [em voz alta, sem o menor sinal de vergonha]: “Cara, na última copa, comprei aquela camisa da Itália. Numerão dourado, gola trabalhada. Dolci & Gabbana. Linda”.

Ele usou a maior cara de macho que conseguiu para pronunciar a frase, mas não me convenceu - nem um pouco. Só não tomei uma atitude drástica porque não sabia se me matava, batia no cara ou chorava compulsivamente pela sina de minha amiga.

Para mim, homem-que-é-homem até se lembra dos detalhes mais absurdos do mundo do futebol: escalações, esquemas táticos, gols anulados, juízes ladrões, grandes tabelas e substituições idiotas. Um bom homem-que-é-homem recorda minúcias de qualquer coisa ligada às copas do mundo... exceto o modelo/nome do estilista dos uniformes ou quem cantou o tema da abertura.

Até consigo entender – mediante a um esforço sobre-humano – que homem desgoste de futebol e esportes em geral. Até onde sei, existe uma raça masculina intelectual que só aprecia vinhos, peças de teatro e bons livros. Não faz meu estilo, mas respeito.
O que não entra na minha cabeça é que um homem-que-se-diz-homem possa afirmar: “Gosto de futebol, mas só torço para a seleção brasileira”. O pinto desse tipo de moço deveria cair imediatamente após a conclusão da frase. Eu acho.

Se fosse só isso... Agora também tem essa novidade de homem saber o que é esfoliante e usar condicionador. Homem-que-é-homem-pra-mim usa desodorante e – no máximo – loção pós-barba. Se passar hidratante com cheirinho de frutas vermelhas, precisará tomar banho com sabão de côco em barra durante um ano pra voltar a cheirar certo. Pro meu gosto, claro.

Um homem-que-é-homem que se preza deve ter um conhecimento limitado de estética. O ideal é que reconheça uma mulher bonita e só. Aliás, em minha humilde opinião, macho-que-é-macho considera sua mulher linda e/ou gostosa. Elogios masculinos não podem incluir termos como “luxo, glamour, e máximo”. Se seu parceiro disser que a roupa ficou “mara”, então, o caso é de internação – dele e sua, claro.

Acho que homens - desses de verdade - são aqueles que agarram a mulher olhando pra boca. Num lampejo de romantismo podem até olhar nos olhos. Mas, se um dito-macho mirar uma sobrancelha e falar “se tirar esse pêlinho aqui, arrendonda o formato”, o cromossomo Y se suicida.

Aliás, falando em pêlos – acho perfeitamente aceitável que um homem-com-H-maiúsculo cobre que a parceira esteja com as partes arrumadas. Mas ligação entre depilação e indivíduos do sexo forte deveria acabar por aí. Homem-que-é-homem só tira pêlos da barba e apara os do nariz. Não suporto imaginar a idéia de que embaixo da camisa, há um peito lisinho como bunda de neném.
Claro que há gente que gosta. Algumas mulheres já estão adaptadas às novidades e cobram parceiros mais sensíveis e bem cuidados. Mas eu não sou uma pessoa moderna e sinto falta de papéis determinados – onde todo mundo sabe o que fazer e só eu tenho manicure no sábado.

Também sei que sou uma mulher esquisita por gostar de futebol. Obviamente, invado parte do território masculino quando assisto vale-tudo. Ainda assim, ainda vou ao cabeleireiro regularmente, uso saltos e choro em comerciais de OMO [Explicando: “Pronto, mãe, agora não tem sujeira, mas também não tem mais teatrinho” (...) Triste isso, não?]. Eu ainda me esforço para manter o mínimo de atmosfera de feminilidade.

Homens-que-são-homens evoluídos não precisam ser ogros semi-analfabetos que coçam o saco, cospem no chão e comem ovo colorido no bar. Não precisam ser grosseiros e sujos. Mas acho que é necessário ter cautela, muita cautela - porque há uma linha muito tênue separando o homem-evoluído da bicha-heterossexual. Pelo menos, eu acho.

* Termo cunhado por L. F. Veríssimo em crônica homônima.





Siga a Lilian Buzzetto no TWITTER

84 comentários:

  1. Não sei por quê, mas me veio a mente uma cena qualquer de TV macho do antigo TV pirata. Um resumo pintado a tintas fortes de tudo isso aí que você disse e com o que concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí! Homem-que-é-homem tem peito peludo!! O que não o impede de cortar as unhas e fazer a barba regularmente, porfa! Eu até gosto de caras que gostam de se cuidar (visto que estou direcionando minha carreira pra área da beleza, rá!), mas tudo tem limite! Sabe, aquela linha que separa a vaidade da viadagem? Pois é, pay attention! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Falou e disse!!!!!
    Não preciso falar mais nada,vc já disse tudooooo!!!!
    Edilene

    ResponderExcluir
  4. Permita-me completar:
    Homem que fala "ma-ra-vi-lho-so" assim, separando as sílabas e grita "Uhuuuul" também é muito esquisito.

    (Que time você torce? / Pelo Brasil.) Horrível.

    Acho que mulher-que-é-mulher pensa exatamente como você. E só não deixo meu telefone porque, como você sabe, sou casado e realmente considero a minha esposa mó gostosa.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Imagino o tormento das mulheres a partir do meu que, mesmo sendo gay, ostento espessa camada de pêlos tornando-me um ogro. Aconselho minhas amigas, mas nem todas são Lilians. Gostam de homens-golfinhos (depiladíssimos). Eu aviso, aviso e aviso... é só o que eu posso fazer. Excelente crônica. "ARRASOU NO TEXTO!"

    ResponderExcluir
  6. Vim babar ovo na Lílian porque tudo o que ela fala eu concordo e assino embaixo.Parabéns, moça. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. A frescurização não está atingindo apenas os homens, mas a raça humana inteira. Pra onde você olha hoje em dia tem alguém fazendo alguma fofura. Já tem vovô chamando neto de careta. Senti cheiro de testosterona e Brut nesse texto. Ótimo!

    Say "no" to Pussification.

    @fredxxxx

    ResponderExcluir
  8. KKKK
    Eu concordo com você em certas partes, mas que problema há em um homem usar algum produto como shampoo, creme? Tudo com um certo limite, se ele resolve fazer depilação a laser, máscara pra isso, pra aquilo, tudo bem.
    Não gosto de futebol, mas por não ter paciência de ficar 90 minutos sentados na frente de uma tv ou em um estádio(sofro de ansiedade).
    Mas também penso que você tem alguns pensamentos meio antigos, sabe? manter esse universo feminino pode ser um pensamento bem machista de que a mulher não pode ter liberdades!

    =)

    ResponderExcluir
  9. Não preciso concordar com tudo que está escrito para gostar do que a Lilian escreve (ah, eu amo um peito liso, nem de chupar manga gosto), é um Luís Fernando Veríssimo de saias, se é que ela gosta de saias. Parabéns pelo texto.
    @DanyLuvs

    ResponderExcluir
  10. Esse Pedro é uma bichinha.
    Eu concordo e assino embaixo.

    ResponderExcluir
  11. Todo estereótipo parte do princípio que não somos únicos, e poda nossa individualidade.

    Tem que ser? Se não for isso, é aquilo?

    Homens-que-são-homens, mulheres-que-são-mulheres só serão o que são quando puderem se desprender de dogmas e prê-conceitos.

    Mulher pode gostar de futebol, não querer fazer a unha toda semana, e beber cerveja... ou não!

    Homem pode gostar de cinema, se emocionar com um comercial e conhecer estilistas... ou não!

    O que te cabe, é o que te cabe, e não o que dizem que te cabe...

    Respeito sua opinião, mas discordo.

    Descobrir o que somos começa por descobrir quem somos: únicos!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  12. Tava ficando com um cara já tinha alguns meses, e certa vez viajamos para ir à um show. Na verdade, fomos no sábado pra voltar no domingo. A bagagem dele era uma sacola de supermercado com uma camiseta, uma cueca, escova de dente e desodorante. Apaixonei!!! E "pago pau" pra ele até hoje!

    Morte aos metrossexuais!!!

    Beijos, Lilian!

    ResponderExcluir
  13. Adoro polêmica.
    Bom, nem ogro nem metrossexual. Acredito que cuidado com o corpo e as atitudes devem ser dosadas. Tanto no homem, como na mulher o problema está no exagero.
    O grande segredo é ser homem, não só macho. Ser mulher, não só fêmea.
    Seu texto mostra que tem espaço para aqueles que não se enquadram no estereótipo "moderno".
    Parabéns por abrir a discussão.

    ResponderExcluir
  14. Mulher,
    achei teu blog pelo twitter...Fiquei felicíssima de saber que não sou a única "anormal" que gosta de fato de futebol!
    E concordo com vc que homem-que-é-homem tem que apresentar os contrastes descritos,essas coisas contemporaneas de homens muito "macios", "fofinhos", com cheiro de frutas vermelhas...uiii...rs...To fora...Essa coca é fanta!
    Virei seguidora fiel aqui e no twitter!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. sabe, concordo em algumas partes, mas acho que nada com relação ao ser humano tinha que ser tão 'padronizado', afinal somos muito mais complexos que isso. de qualquer forma, ótima a sua maneira de ver a depilação: não gosto dessas mulheres que só de ver pêlo já fazem cara de cu doce... se for assim, que virem lésbicas!

    http://anpulheta.blogspot.com

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. é o mundo globalizado se generalizando.
    adorei o blog
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Ahahaha, eu ri bastante do post de hoje!
    Mas realmente é suspeito ver um homem que reconheça a marca e ainda dê enfase à cor Dourada do número (?)

    ResponderExcluir
  18. Ei, vou te enganar não!!!! O que tem de bicha-de-peito-cabeludo cheirando a Lancaster por aí, não está no gibi!!!! rsrsr
    Tudo dentro do limite.
    Cada um no seu quadrado.
    Eu tb fico puta da vida, quando meu marido insiste em dividir meus cremes comigo (ele NÃO é gay!)mas, AMO dividir com ele seu perfume predileto, pois ODEIO perfume de mulher. Cheio feminino me anjoa...rsrsr
    parabéns pelo post!Nota 10!
    beijão♥

    ResponderExcluir
  19. kkkk
    eu ri muito
    muito bem escrito
    xDD

    ResponderExcluir
  20. é sempre instigante vislumbrar a maneira como as mulheres veem o futebol. Ainda mais quando esta vai além do lugar comum de dizer que nao entende o pq de 22 marmanjos correndo atras de uma bola..
    bjs, que sua escrita continue tendo as bencaos de gregorio de mattos.

    ResponderExcluir
  21. Concordo. Mas acho que os homens andam perdendo a referência... Muita liberdade? Mulheres o sexo forte? Cobrança demasiada? É preciso FOCO. Ótima leitura mais uma vez! Parabéns menina linda!

    ResponderExcluir
  22. rsrsrsrsrrsrsrsrrsrsrrs
    Nao daria pra mesclar: Um pouco de sensibilidade em observar detalhes nao faria mal ao macho que assiste futebol cercado de cerveja e tira gosto o fim de semana inteiro, né?
    Nao precisa trocar as peladas de quarta a noite pela manicure, mas incluir flores e jantares romanticos sem datas pré definidas as vezes é bom...
    (Utopia...)
    rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Não me surpreendo mais do que possa vir da Lilian. Uma mente brilhante que nos prestigia com sua perspicaz visão da realidade. Os homens querida realmente estão cada vez menos homens.Conheço muitos homossexuais muito mais "machos" do que os que ainda não sairam do "closet" (uma outra amiga diz que sair do armário é coisa de pobre).
    Aqui em casa já falei pro lindinho que se ele agir de forma estranha na frente dos meninos, apanha sem dó. Agora está usando um sabonete infantil porque a 'pele é muito oleosa". Olha dormir com um lindinho de quase 50 anos com cheiro de pompom me faz sentir uma pedófila da terceira idade...Já avisei: Marido meu que sai do armário volta pra lá meio machucado...Apoio total a você querida sempre!

    ResponderExcluir
  24. Ótimo texto Lilian
    Mas homem que assiste vale-tudo pra mim não passa de boiola!
    Vê 2 "homens" se agarrando é viadagem!
    Haha!
    Bjo!
    E eu uso creme PORRA!

    ResponderExcluir
  25. Aqui em casa o "querido" não gosta de futebol, pois é ciclista e eu respeito isso. Mas aguenta o sol de "rachar" sem filtro solar, mesmo sendo branquelo, passa frio e toma chuva, pois segundo ele isso é coisa de macho. Affe! E tenho certeza que ele vai achar que Dolce & Gabbana é um doce de padaria.Bjos! Me identifiquei e identifiquei "vários" com teu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Ah, eu amo vocês! Todas vocês, tia Stella, Karina, Vanessa, e Lilian. Amo-as! =*

    ResponderExcluir
  27. Nossa, bem preconceituoso. rs;
    Mas gostei, em parte, gostei.
    Sendo gay, e depois de ler este texto, concluo que a grande parte dos atores lindos da Globo são gays. Bom pra nós. :)

    decadência... tsc.
    parabéns pelo texto. bem elaborado.
    ARRASOU, GATA!

    ResponderExcluir
  28. Vou contar uma história para vocês terem uma idéia. Bom, eu sempre tive problemas hormonais. Pelos em grande quantia que apareceram bem cedo(já fui apelidado de Tony Ramos em vários lugares rsrsrs), transpiração além da conta(tenho que usar alguns desodorantes bem fortes em específico porque a maioria não dá conta), bigode desde os 12, barba desde os 14. E, além de tudo, um apetite sexual meio além da conta que até hoje não sei se controlo devidamente(espero que sim).

    E quando cheguei aos meus 16, vocês acham que as gurias olhavam pra mim? Eu tava sempre na seca! Até descobrir que existia um "seleto público de idade mais avançada" que me curtia. Realidade: a Lilian é uma exceção, 99,9% das mulheres gostam de "semi-bibas" e "bibas".

    Aliás, eu tenho uma grande amiga que hoje é modelo. Ela conheceu bem muitos desses caras que todas as mulheres adoram e acham "exemplos masculinos". Sabe o que ela me disse sobre eles? Todos gays.

    Um problema que sempre tive foi o de algumas mulheres, fora do meu "seleto público-alvo", com quem eu eventualmente me relacionava, sempre quererem que eu me depilasse ou reclamarem que eu tinha pelo demais na "hora H". Dava vontade de dizer: não gosta de pêlo arrume um careca! A mulher do José Serra fez isso.

    Só vou fazer umas ponderações hehehe... Eu tenho cabelos longos hoje, e à partir disso tive que passar a seguir duas recomendações que minha mãe e minha esposa "gerenciam" para mim: o uso do tal de condicionador e tirar as pontas dos cabelos. O primeiro, eu finalmente descobri para que servia "lavar o cabelo com um produto depois de ter lavado com outro". O segundo, de acordo com elas, eu preciso fazer quando elas me alertarem para meu cabelo crescer parelho.

    Mas isso não me torna menos homem também. Alias, o cara que usa aquele cabelo curtinho de biba é que devia ser considerado menos homem, uma vez que macho mesmo é o "Jesus Cristo padrão", com seu cabelo de homem, barba de homem e bigode de homem.

    #prontofalei

    ResponderExcluir
  29. Oi, vc consegue no minino ser "diferente" em suas colocações, e muito inteligente em suas particularidades. E olha que estou com pressa heim, mas volto pra conferir , com certeza!! Parabens!!

    ResponderExcluir
  30. Para falar a verdade, eu não entendo muito de homens, os poucos com quem me relacionei, eram educados, cheirosos e gostavam de futebol. Gosto de mulheres, mas tenho preferências para mulheres femininas e delicadas como eu. Não me vejo com uma mulher que masculinizada, mas pode ser que um dia eu me apaixone por uma, vai saber, por enquanto prefiro as ladys, acho que é mais ou menos o que vocÊ coloca, com o diferencial que estou do outro lado.

    http://alma-feminina.blogspot.com/

    em um post, comente em outro.

    ResponderExcluir
  31. Concordo com TUDO!!!!!
    ahhhahahah

    ResponderExcluir
  32. Érica, eu acho que você é uma mulher correta e coerente. Afinal, se você não gosta de homens machos, prefere algo mais feminino, você tem que gostar de mulher e procurar mulheres para se relacionar - e não exigir "homens femininos", como a grande maioria das mulheres que se dizem heterossexuais de hoje fazem.

    E só para completar o que eu disse antes, pêlos são manifestassões de hormônios masculinos. Então, as mulheres que acham injusto elas terem que se depilar e nós homens não, provavelmente preferem que seus namorados/maridos/ficantes gostem de seres masculinizados(peludos) e preferem gostar de seres afeminados(depilados).

    OBS: Não entendo nada de biologia, mas pelo menos sempre acreditei que os pêlos são causados pelos hormônios masculinos, testosterona e outras coisas deste gênero. Se eu estiver errado me corrijam.

    ResponderExcluir
  33. Já tive namorado que olhou pro meu esmalte e perguntou "é o esmalte da Sandy?" como já tive namorado que ficava preocupado em comprar esfoliante pro rosto! :S
    é, e eu tb nao gosto de nadica disso.
    o meu atual passou nesse teste, nem a roupa dele ele vai comprar... sou eu ou a mãe dele que compra.. hahahahaha

    ResponderExcluir
  34. (Veríssimo faz um crônica muito boa com o mesmo tema, entretanto há no tom de seu discurso muita irnoia, até um sarro com os tais 'homens-que-são-homens'.)

    Não sei... Mas será que vc não está presa num estereótipo do que a sociedade julga como sendo homem-macho?

    Conheci alguns casos de homens que se encaixam perfeitamente no modelo que vc descreve como sendo 'homem de verdade', e que são gays. Enrustidos, mas gays.

    Se a mulher assume funções masculinas e nem por isso deixa de ser feminina (ou torna-se lésbica), por que os homens não podem ter suas vaidades?

    Precisamos nos livrar dos estereótipos, é o que eu penso.

    ResponderExcluir
  35. Sou eu, a @RoMattar, aquela bonitinha do tuínter.
    ;))
    Olha, esse seu texto me trouxe bizarras recordações. Umas não têm muito a ver com o assunto, mas agora preciso desabafar.
    ;))
    Sou arquiteta, formada na Federal do Paraná, em Curitiba. Tínhamos um professor que dava aula mais ou menos às 7 da manhã, e chegava sempre impecável, de terno, perfumado, cabelo sem UM fio fora do lugar, enfim, limpíssimo. Mas era tão limpo... que dava nojo.
    ;))
    E eu tive um ex que me mostrava COM ORGULHO uma calça de VELUDO COTELÊ !!! (pergunte a alguém que tenha sido testemunha ocular de uma calça de veludo cotelê, seu avô, por exemplo), que ele tinha HÁ 20 ANOS !!!! E você pensa que parou por aí ?? Não, amiga, a calça era MARROM !!! Era uma tortura pra mim ver o guarda-roupa dele. Parecia o acervo do museu das coisas que o Elvis Presley se recusou a usar.
    ;))
    Mas aí, falando em roupas, lembrei também que namorei um cara que na hora do pega, sabe? , aquela hora em que um arranca a roupa do outro e o outro arranca a roupa da uma, ele ia catando as roupas E PENDURANDO !!! Depois que a gente se suicida, o povo estranha !! Que criatura broxante !!! Era como transar enquanto a sua diarista arruma o quarto, ou pior, como se minha mãe estivesse ali, dizendo pra juntar a roupa do chão. Dis-gus-ting.
    ;))
    E finalmente, (olha, você causou praticamente um Dia dos Mortos em mim) namorei um cara que tinha TOC e quando eu arrumava a mesa do café da manhã, ele reclamava e mudava MILÍMETROS as coisas de lugar. Era como tomar o café da manhã com um manobrista, "isso é aqui, esse um pouquinho mais pra lá"... E o povo ainda pergunta porque eu desisti...
    ;))
    Pronto, desabafei.
    Sei que vou me arrepender MUITO de ter escrito essas coisas, mas agora já apertei 'postar comentário'.
    ;))

    ResponderExcluir
  36. Também não sou adepta do homem moderno que se depila, faz as unhas, a sobrancelha e sempre que possível vai ao salão fazer o cabelo. Eu detesto homens sensíveis demais. D-E-T-E-S-T-O! Gosto de um homem meio ogro, meio romântico. E homem para mim, é até uma exigência, tem que saber pelo menos o básico do futebol, porque eu sou torcedora fanática assumida desses esporte.

    Homem que é homem tem que honrar o Y do cromossomo.

    Adorei o texto.. perfeito!


    Vanda Ferreira: http://vanda-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Escreves interessantemente bem.

    Seu post vem carregado de certa acidez cômica que me agradou muito e levou-me até o final...

    Bom, como você mesma disse, sua concepção de homem é daquelas bem antigas....embora eu não discorde em boa parte dos aspectos expostos.

    Pra constar, faço parte do grupo que fica longe do futebol e perto da cultura útil. ;)

    http://baudopascacio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Aaaaaaaaaaahhhh eu digo que por ser uma pessoa de gosto duvidoso, eu sempre gostei de homens sem pêlos, sem barba, com cara de neném... mas eu concordo com a Lili, sempre concordo com ela... Acho que homem que é homem tem que falar como homem, nada de mara, nem de saber marcas de roupas, nem de perfume... Mas tem que se cuidar né... pelo menos um pouco... eu acho!!!

    ResponderExcluir
  39. Praticamente um soco no estômago do homem que se acha espertinho. Homem que é homem é naturalmente homem.

    ResponderExcluir
  40. Lilian, tô contigo!!!
    Detesto homem com a necesaire maior que a minha (rsssssss).
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Eu não torço pra time nenhum pelo menos um fixo e nem por isso sou duvidoso! =D Só sei de uma coisa sou contra o Flamengo, torço por time adversário!
    Seria bom já nascer sem os pêlos, mas já que tá lá pra que tirar?
    http://precisoeudesabafar.blogspot.com/2010/05/chernobyl.html

    ResponderExcluir
  42. nooossa, que coisa mais recalcada! fica radicalizando. ridículo tipico de mulher mal amada. esse blog te preciosidades, mas essa, sem duvida, não é uma delas.

    ResponderExcluir
  43. Ah pára! Peito sem pêlos é bom (se bem que só conheci peitos sem pêlos naturais, né?) E acho que aparar os países baixos não tem nada demais (aliás, deveria ser regra!)

    Mas imagine eu indo à praia com o meu namorado quando o dito-cujo me saca um bronzeador???

    BRON-ZE-A-DOR


    Tive pesadelos naquela noite.

    ResponderExcluir
  44. SÓ TENHO UMA FRASE PRA ESSE TEXTO: - PARA DE SE ENGANAR!

    ResponderExcluir
  45. Já tinha lido esse texto antes e não tinha comentários. Mas tive que voltar aqui só pra dizer que só agora percebi onde os caras lá na foto da barreira estavam pegando. [kkkkk]

    ResponderExcluir
  46. Decerto um ótimo texto e uma agradável leitura. Senti no seu texto a mesma qualidade que há nos posts das outras autoras, que eu já conhecia. Gostei do humor, da estruturação da escrita, do modo objetivo como escreve. Sem me ater à essência da sua opinião, com a qual não sei se concordo, acho que você apontou fatos interessantes: há quem se preocupe demais, há quem se preocupe de menos. Sobretudo, há quem goste de algo e quem não goste disso.
    Gostei do recurso estilístico, mas não sei se concordo com os temos utilizados. Homem-que-é-homem é restringe em excesso e estereotipa e talvez isso faça o preconceito se intensificar. Talvez, talvez... mas como disse, não me ateria à essência da opinião e sim na construção do texto.
    Por isso, mais uma vez os meus parabéns.

    ResponderExcluir
  47. Então um texto no mulherices provocou polêmica. Que novidade. Lembrem-se, caros leitores, que os textos aqui contidos refletem unicamente a opinião pessoal de suas autoras.

    Ou não.

    O fato é que, especificamente neste caso, o texto reflete uma realidade estatística. E não é preciso confiar nas pesquisas seríssimas do Terra, tampouco nos resultados inquestionáveis do Globo.com: Pergunte para as mulheres heterossexuais do seu círculo social. Se souber contar, você chegará à mesma conclusão que eu.
    Mulher gosta de homem macho, oras. Você, homem heterossexual, aprecia uma mulher calejada, que não dê a mínima para a própria aparência, e que não tenha o menor cuidado com os pêlos do corpo? Ou prefere a companhia de uma moça delicada, de pele sedosa, perfumada e devidamente depilada? A resposta deveria ser óbvia. E a recíproca é verdadeira.

    Mas não temam, caros metrossexuais. Estou certo de que existe uma parcela razoável de mulheres heterossexuais com complexo de lésbica. Conheçam seu público alvo. E deixem estas maravilhosas "mulheres-que-são-mulheres" parar nós.

    ResponderExcluir
  48. o seu paragrafo final me descreveu perfeitamente! hahaha..
    para mim educação e respeito vem em primeiro lugar e eu nao abro mão disso em hipótese alguma!!

    muito bom o post, se algumas pessoas tivessem esse mesmo pensamento, teriamos um mundo menos futil!

    ResponderExcluir
  49. Eu também sou assim, claro que tem que se cuidar, mas sem exageros. Nõ gosto e não acho legal homem que passa base nas unhas, só precisa manter sempre curtinhas e se quiser tirar cuticula a cada quinze dias tudo bem, mas nada de base. Não gosto de homens com brincos, de homens que faz luzes no cabelo. Gosto do tipo macho mesmo, cheiroso mas sem cheiro de hidratante na pele.
    Uma vez uma amiga perguntou pro paquera o que ele achava da roupa dela, ele disse assim: "hmm olha não tá combinando"
    gente, eu quase caio pra traz.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia, Lilian!
    Como você me liberou da podóloga, resolvi postar um "oi".rs
    Seu texto tá ótimo, bem escrito, apesar de eu discordar de algumas coisas.
    Também quero te dizer que "mulherices" está salvo no meus favoritos.
    Um bom dia!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  51. Adorei!
    Li, vc sempre escreve mto bem!
    Lógico q eu até prefiro um cara mais lisinho, mas certos comportamentos eu prefiro nos ogrinhos!
    hauhauha
    Parabens amiga!
    Saudade, e vamos marcar um jogo da copa pelo menos para vermos juntas?
    bj

    ResponderExcluir
  52. Muito bom! É importante saber que existe mulher que não espera que seu parceito seja um frutinha que sóse define homem por ter um pinto pendurado no meio das pernas.

    Delicadeza é coisa de mulher, é isso que os homens esperam, é isso que as mulheres esperam.

    ResponderExcluir
  53. A COMUNIDADE DOS NÃO CALOTEIROS,

    AÍ OS COMENTÁRIOS SÃO CERTOS:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93937074

    ResponderExcluir
  54. Concerteza ótimo texto. Apreciamos este tipo de leitura e crítica de certa forma. ótimo blog. Parabéns
    Visite o nosso blog: www.blog.maisestudo.com.br
    Abs
    MaisEstudo

    ResponderExcluir
  55. Lendo o texto fiquei com dúvidas quanto a minha sexualidade:

    - Uso shampoo, gosto de bons perfumes, me depilo, uso protetor solar, gosto de roupas da moda - sou gay?

    - Gosto de futebol, jogo bola, tomo cerveja, curto bunda de mulher, peito de mulher, tudo na mulher - sou hetero?

    - Não cuspo no chão, não tiro meleca do nariz, não coço o "saco", falo pouco palavrão, sou romântico - sou gay?

    - Gosto de andar descalço, tenho tesão em duas mulheres se beijando (de preferência comigo no meio), assisto playboy TV - sou hetero?

    Um post polêmico. Só acho que julgar alguém pela sua preferência nem sempre é uma boa idéia. Sei de histórias de Homens-que-são-homens que enquanto a mulher está em casa cozinhando ele ta queimando a rosca com outro homem que se diz Homem-que-é-homem. Esteriotipar as pessoas pelas suas preferencias sejam elas futebolisticas, de moda ou de comportamento é um risco na conjuntura atual.

    Abraços.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  56. Todos nós temos que se cuidar.....mas nada em excesso.Pois se cuidar não faz mal a ninguém..Portanto concordo com 95% do seu texto..e vc foi bem clara na sua opinião.

    ResponderExcluir
  57. Texto no mínimo polêmico... Achei interessante a abordagem! Belas palavras e muito bem colocadas!

    ResponderExcluir
  58. PORRALILIAN!!! vc tem toda razão... eu acho que nós mulheres precisamos de um MACHO ALFA por perto... pq no meu gloss ninguém coloca a mão ahuhauhauhaauh

    http://twitter.com/prosheila

    ResponderExcluir
  59. Ótimo texto, acho que homem-que-é-homem também não liga a mínima se a mulher tem celulite aqui ou uma gordurinha ali, acha mulher tudo gostosa.
    Mas confesso que sua visão pode cair numa armadilha por abrir a brecha para os homens (machistas, no caso) considerar que mulher-que-é-mulher tem que ser aquela como a Amélia, dedicada ao lar a ao seu Homem, como aquela apresentada por Chico Buarque em "Com açúcar, com afeto".

    Mas, enfim, não conhecia seu texto, ADOREI! Ihhh, baixou a biba em mim. Rsrsrs

    Abraço.

    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. participa
    é a comunidade pra todos que nao dao calotes

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93937074

    ResponderExcluir
  61. Oie.

    Mas estes argumentos deterministas que "homem deve ser aquilo e não isso" tb é uma imposição social feminista.

    :) homem que é homem ignora tudo isso.

    belo texto.

    ResponderExcluir
  62. É bom saber que ainda existe mulheres que pensam assim.

    ResponderExcluir
  63. hahahaahahh... puxar o pelinho para arredondar a sobrancelha?? eu morreria se um homem dissesse isso pra mim. Não sou muito fã de homens vaidosos não. Acho legal usá-los como cobaia para os meus tratamentos estéticos.. heuheueheuheuheue

    Adoooooooooooro!!

    Amei o blog!

    bjs

    ResponderExcluir
  64. Homem que é homem pode fazer de tudo um pouco, mas com atitude de Homem.

    vivemos num país muito masculinizado, que quando um homem faz algo diferente o mundo cai.

    Deixa o Homem ser feliz, ehehehehe

    bom blog, curti muito

    ResponderExcluir
  65. Um monte de clichê em um post. Alguns engraçados. Outros eu concordo. Um ou outro eu repetiria. Mas ainda assim muito clichê num lugar só!

    ResponderExcluir
  66. Homem-que-é-homem só assiste e joga futebol, não fica por ai comprando camisa da Itália da França, gola V, Y ou W. Nós HOMENS não reparamos em detalhes ou datas, afinal, para que existe as mulheres..?!?

    ResponderExcluir
  67. "Todo estereótipo parte do princípio que não somos únicos, e poda nossa individualidade.Tem que ser? Se não for isso, é aquilo? Homens-que-são-homens, mulheres-que-são-mulheres só serão o que são quando puderem se desprender de dogmas e prê-conceitos. Mulher pode gostar de futebol, não querer fazer a unha toda semana, e beber cerveja... ou não! Homem pode gostar de cinema, se emocionar com um comercial e conhecer estilistas... ou não! O que te cabe, é o que te cabe, e não o que dizem que te cabe...
    - Respeito sua opinião, mas discordo. -
    Descobrir o que somos começa por descobrir quem somos: únicos! Gustavo"


    CONCORDO COM ELE, PLENAMENTE.


    Adoro quando meu namorado chega em casa tdo cheirsinho.Faço questão eu mesma de fazer as unhas dele, principalmente pq se depender dele nao vai a manicuri NUNCA. Além de tudo isso o trabalho dele cmo modelo exige cuidados maiores com a pele, sol, alimentaçao e posso garantir cm todas as letras É HOMEM. Nao me interessa se alguem, qualquer um que for, possa vir a achar que nao. Quem testa e aprova sou EU. Pra mim isso é coisa de quem tem medo de gstar.
    Quem já se viu, só pq o cara usa condicionador no cabelo o pinto cai é? Perde a "machesa"? Fere orgulho de ser masculino? Pra mim que define se cara e homem u nao é oooutra coisa =p

    ResponderExcluir
  68. Patricia Milione28 de maio de 2010 21:56

    Gosto de homem cheiroso, não nego, mas não suporto quando eles conhecem (e possuem) mais cosméticos que eu. Quero um homem que tenha atitude de homem. Que converse com o garçom, que me defenda em situações que eu me sairia perfeitamente bem sozinha, enfim, que seja homem.
    Homem que sabe mais sobre moda que eu também me deixa profundamente decepcionada.
    Sim, homem-que-é-homem para mim tem que preencher todos os esteriótipos: tem que gostar de futebol (não precisa ser obcecado), entender de carro (o mínimo, pelo menos), não ter medo de baratas, lagartixas e outros bichos que possam invadir a minha casa. Homem-que-é-homem bebe cerveja, refrigerante e qualquer coisa que pingar na frente, sem se preocupar com calorias. Isso vale para comida também. Sabe trocar lâmpadas, consertar qualquer aparelho doméstico, torneiras, etc... serviços de manutenção em geral. Homem deve trabalhar - de preferência, fora de casa. Essa história de homem que cuida da casa enquanto a mulher trabalha não rola... Ele tem que chegar em casa reclamando do trânsito, do chefe, do cliente... Se depois disso tudo, ele ainda tiver disposição em passar um hidratante na mão... que passe, pelo menos não irá me arranhar quando fizer qualquer esboço de carinho... ah! homem-que-é-homem não fica toda hora te abraçando, beijando, lambendo... sabe a hora certa de te dar uma pegada que vai te deixar zonza pelo resto do dia (ou da noite). E é essa pegada que fará o homem-ser-o-homem que para sempre será lembrado como tal.

    ResponderExcluir
  69. Passando rapidinho para dar uma noticia muuuito importante...

    Seu Blog Foi Selado!

    Visite o meu blog!
    http://blogkawai2.blogspot.com/2010/05/selinho-no-coracao.html

    ResponderExcluir
  70. Ai Lilian...obrigada! Sensacional!
    Na minha mais modesta opinião de mulher que realmente só se interessa por futebol (de forma quase irracional) na Copa, eu já tive namorados q nao jogavam nem ligavam mto pra futebol.....mas babavam num carro, moto, blá blá blá......prefiro assim.
    Além disso, eu já tive minha fase prefiro caras sem pêlos......amadureci disso.....hoje em dia dá na mesma! O cara pode nascer com mais ou menos pelos....td bem, mas nao se depile!!!
    De resto, concordo em gênero, número e grau!
    Não entendo msm essa febre de meninas (e mulheres tb) babando por metrosexuais. Eca!
    Se olhou no espelho quando eu nem vi q tinha um por perto?
    Sua mala é maior que a minha?
    Passa mais tempo no banheiro?
    EU espero ele ficar pronto pra sair?
    Tem qqr tipo de "ritual" antes de dormir?
    Pelo amor!
    Eu suporto, veja bem, suporto gel no cabelo como muito.
    Perfumes acho sensacional, fazer a barba tb, e estar limpinho, de unhas cortadas e saber se portar bem.
    Pra qqr coisa mais isso, tenho meu amigos gays e minhas girls nights....namorado é pra coisas beeeeeeeeeeeem diferentes.

    ResponderExcluir
  71. Não estou sozinha com esses pensamentos? Que bom! Não aguentava mais minhas amigas me olhando toroto quando eu descrevia um ''homem-que-é-homem''. Achei que estava cometendo sacrilégio! rs
    Essa da camisa com gola trabalhada e Dolce & Gabbana... Uma tremenda facada!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  72. A-D-O-R-E-I-I-I-I-I-I-I-I-I-I-I-I-I-I-I-I

    ResponderExcluir
  73. kkk, é bom saber que ainda existem mulheres da idade da pedraa ^^
    homem que homem que assume suas responsabilidades, não importa que se ligue em moda ou futebol.

    ResponderExcluir
  74. Dizer que só torce para a Seleção Brasileira ou que seu time é a Seleção Brasileira é coisa de quem não está nem aí pro futebol... Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  75. Como diz Leila Diniz : homem tem que ser durão ....rs

    ResponderExcluir
  76. Esse post poderia chamar "Do que as mulheres gostam!" Afinal, "Mulher que é mulher" gosta do macho Alfa...
    Fala sério... pq essa modinha de galã afeminado? Não entendo esse gosto duvidoso...

    ResponderExcluir
  77. Detalhes é foda ^^
    é como lembrar o nome de atores da tv homem que é homem n tem a minima ideia de quem são , só sab os das mulheres e isso pq ta escrito na capa da playboy

    ResponderExcluir
  78. Pensamento arcaico demais, e concordo com um comentário acima: típico de mulher mal amada.
    E aliás, prepare-se, porque as próximas gerações estão vindo com um pensamento totalmente diferente do seu.

    ResponderExcluir
  79. Raro a gente ver uma mulher que entenda o que vai na cabeça do homem, e esse post atingiu o objetivo.
    Se me dissessem que foi um homem que escreveu (tirando algumas pequebas partes) eu acreditava.
    Belíssimo texto

    ResponderExcluir
  80. Disse tudo.
    E sim...adorei o termo bicha heteroxessual.Adotei, tá?

    ResponderExcluir
  81. Data vênia mas lembrar da Shakira requebrando cantando it's time for Africa é algo bastante "homem-que-é-homem".

    ResponderExcluir
  82. Triste ver que alguém que consegue se sensibilizar por animais como você fez não consegue olhar para o lado e fazer o mesmo. Texto enraigado de machismo e principalmente homofobia da primeira à última linha. Triste, muito triste.

    ResponderExcluir
  83. RIDÍCULO! Um monte de preconceito e machismo que alimenta estereótipos e segregações.

    ResponderExcluir