domingo, novembro 29, 2009

Escuta essa!

Por Vanessa Pinho
Desde que o mundo é mundo [essa frase eu inventei agora] a música faz parte da vida da gente. Elas entram em nosso subconsciente e fazem misturas com o nosso dia a dia. Quem já não teve o [des] prazer de escutar Latino cantando festa no apê e ficou pro resto do dia cantarolando esse inferno? Se você não canta, você pensa, ou pelo menos bate com os pezinhos no chão. Quem já não pensou em cortar os pulsos escutando “Fiquei sabendo por outras pessoas que você não vai ficar comigo... Que pra você tudo acabou, fim de caso, fim do nosso amor. Então volta, e acaba de vez com essa angústia, e diga pra mim, pois não custa, que sempre vai me amar!” do falecido grupo Raça Negra? Isso é coisa que se diga? Se você recém-levou-um-toco de alguém, taííí o motivo que precisava pra amarrar a corda no pescoço e chutar o banco.

Fecho com Lulu Santos quando ele diz que Assaltaram a gramática, assassinaram a lógica!” Mas acho que ele se passa quando diz algo como “Eu falo com você, mesmo quando você não está. E mesmo sem te ouvir eu já conheço a resposta”. Brabo de ouvir uma coisa dessas depois de passar a noite esperando um filho de uma boa puta ligar, e, nada! O próprio Lulu viu que fez merda, e logo seguiu dizendo “Que filme mais antigo, que novelinha mais sem fim, que texto ruim!” Mas enfim, todo mundo tem seu momento “Me sinto só, me sinto só, me sinto tão seu!” Até Cazuza já cantou pro mundo suas dores contando que “Depois da última noite de festa chorando e esperando amanhecer, amanhecer...”

Música é tudo! Isso é fato. Mas é preciso tomar cuidado com o que se ouve. A música tem o poder de induzir a gente. Ok, talvez só eu ache isso. Lembro quando namorava o Edu e morria de medo quando tocava aquelas tralhas do tipo “Agora estou solteiro e ninguém vai me segurar, daquele jeito” ou “Sou praieroOO, sou guerreiroo, tô solteirooo, quero mais o quê ê ê!”. Era nesse momento que arrastava o coitado pra qualquer canto que não fosse possível ouvir com nitidez aquela merda ou puxava um bom assunto até a música acabar. Lembro também de quando terminamos, e os chatinhos do Papas da Língua começavam como aquela baboseira de “Eu sei, tudo pode acontecer, eu sei, nosso amor não vai morrer”. Eu sentia um buraco gigantesco dentro do estomago e todos os defeitos do Edu se tornavam tão pequenos diante dessa música. Mas aí vinha Ana Carolina e dizia “Hoje eu to sozinha e não aceito conselho, vou pintar minhas unhas e meu cabelo de vermelho” enquanto Martinália cantarolava no meu IPod “Não, não te quero mais. Agora eu que decido aonde vou. Ainda mais agora que eu vou viajar e me livrar de você. Não quero mais ser seu amigo, nem seu inimigo, NADA!” Ok, vocês estão certas! Não volto pro Edu. E pra ele mudar minha cabeça “Há! Vai ter que rebolar, rebolar e rebolar” Né não, Sandy?

E aí, quando já estava em cima do salto, pronta pra dominar o mundo, vinha Rita Lee e soltava “Ando meio desligada, eu nem sinto meus pés no chão. Olho e não vejo nada, eu só penso se você me quer” Pronto, agora fudeu, e eu já tinha de novo um bom motivo pra começar a amargurar a vida e sentir frio na barriga no domingo à noite, no caso.

Mas algo me fez ficar esperta [há quem diga que isso não aconteceu] e comecei a questionar certas coisas. Dona Ivete Sangalo, por exemplo. Muito cuidado com o que ela diz.Lembra aquele papo todo de “não precisa mudar, vou me adaptar ao seu jeito e blá blá blá”? Pura fraude. Ivetinha que me perdoe, mas essa música é mais mal contada que último capítulo de novela da Globo.

Não precisa mudar, vou me adaptar ao seu jeito. [Claro que precisa! Além do ronco, das músicas bregas que você costuma ouvir e do jeito de apertar a pasta de dente, precisa mudar também esse corte de cabelo que não fica muito bem pra você].

Seus costumes, seus defeitos. [O futebol de sexta feira com os amigos é a primeira coisa que entra em questão depois de passar a fase namoro de portão e McDonald's no sábado à tarde. Afinal, você prefere que seu namorado fique rodando igual um peru de natal com você por ai, não? E sobre os defeitos... O que você diria sobre toalha de banho molhada, jogada na cama depois do banho?].

Seus ciúmes, suas caras, pra que mudá-las. [Odeio quando você faz essa cara de idiota quando encontro com o Paulo. Ele é só um velho amigo. E o fato dele ser lindo, inteligente e carismático, não te dá o direito de ficar desse jeito].

Não precisa mudar, vou saber fazer o seu jogo, saber tudo do seu gosto, sem deixar nenhuma mágoa. [Eu não sou obrigada a gostar das mesmas coisas que você. Cada um faz o que gosta, oras, nascemos grudados, por acaso?].

Sem cobrar nada. [Você não tem paciência comigo, não me leva pra jantar em restaurantes bacanas, não percebe quando corto o cabelo, não gosta da minha família, não me leva no seu encontro com os amigos, e pô, eu quero casar! Há um ano e dois meses que você só me enrola].
Então você adormece, meu coração enobrece e a gente sempre se esquece de tudo que passou. [Só quero que você saiba que aquele sábado que você disse ter ficado sem bateria no celular, não vai ficar assim].

Mas suspeito que algo de errado aconteceu no Romance Fabio Junior mode ON de Ivete. Porque depois de um tempo, ela apareceu toda encrespada gritando pro mundo ouvir “Então não me conte seus problemas...”

Ok, Ivete, a gente sabe bem como é! Mas quando o assunto é blá blá blá, lero lero e verdades inventadas, dona Ivete não anda sozinha.

“O orelhão da minha rua, estava escangalhado, o meu cartão tava zerado, MAS VOCÊ CRÊ SE QUISER!” [Sim, isso você fala na nossa frente. Duvido que depois você também não mande mensagens implorando desculpas com aquela cara de bobalhão que todo homem sabe fazer]

“Quando a gente ama, não pensa em dinheiro, só se quer amar, se quer amar, se quer amarrr!”
[Legal. As contas no final do mês criam pernas, vão até o banco e se pagam sozinhas, um barato!]

“Eu sei, eu sei, que esse caso tá meio mal contado. Mas você pode ter certeza, nosso amor é quase sempre perfeito” [Haaa, sim Lulu, a gente sabe]

“Sei que nunca fui perfeito, mas por você eu posso ser.” [Haaa, que bonitinho]

“Será que amar é mesmo tudo?”
[Isso, amar é tudo!]

“Se você quiser eu vou te dar um amor, desses de cinema, não vai te faltar carinho, plano ou assunto ao longo do dia”
[Haaa, adorei! E continua, peraíí´] “Se você quiser eu largo tudo e vou pro mundo com você meu bem! Nessa nossa estrada só terá belas praias e cachoeiras.” [Não é tudo?]

“Entre as coisas mais lindas que eu conheci, só reconheci suas cores belas quando eu te vi”
[No início é assim, uma beleza!]

E por último, e não menos cômico: “Meu amor é só seu, seu amor é só meu, nosso amor é assim. Eu só sei te querer, também sei que você só tem olhos pra mim” [Eu gosto é de gente assim, feliz!]



37 comentários:

  1. eu também me revolto com certas músicas, mas nao só as romanticas. uaheuioae
    esses posts sao muito legais, meninas, estao de parabens
    um beijoo

    ResponderExcluir
  2. Guria, vc é muito realista, eu diria até dramatica.
    Sim, existem verdades no que vc escreveu, e muitas. Mas eu quase chorei agora, vc conseguiu matar toda a "MAGIA" das musicas.
    Mas foi válido, concordo, existem musicas chatas que grudam na gente com uma facilidade incomum.
    Post super criativo e bem elaborado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ah que isso, tá reclamando de barriga cheia. Queria ver vc levar "um toco" e escutar AMARGURADO, é assim ó...

    O que é feito daqueles beijos que eu te deeeiii
    Daquele amor cheio de ilusão
    Que foi a razão do nosso quereeeer


    Não vou colocar o resto da música pq tenho medo de apanhar, mas é de cortar os pulsos, pular do prédio na frente de um caminhão e tudo ao mesmo tempo.


    Credo! Faça como eu, providencie um P.A. e seus problemas vão acabá.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, você colocou muito bem o que acontece com muitas músicas, às vezes a melodia é bonita, mas, a letra é de matar, ninguém merece.
    Isso porque você não entrou nas letras dos Funk ai não dá pra aguentar mesmo. Ningué merece ouvir coisa do tipo Atolodinha...atoladinha, dá vontade de matar quem faz uma coisa dessas.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto! Tem umas frases que são ótimas, como aquela do Lulu (Eu sei q esse caso tá meio mal contado).
    Se me permite uma correção..."Depois da última noite de festa, chorando e esperando" não é Cazuza. É Nenhum de Nós.
    Bjs
    Rodrigo

    Música, Cinema e Entretenimento. Atualizações diárias com qualidade!!!
    http://rodzonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. MARAVILHOSO!! - em caixa alta porque merece.

    Conseguiu colocar a importância da música de uma maneira cômica. E que mulher nunca ficou cantarolando alguma música para aquele FDP? haha

    VAleu até a pena a paradinha em meio ao trabalho pra ler o texto, alias o Mulherices tem esse poder: fazer as pessoas largarem o que estão fazendo, chegar atrasada na faculdade etc só pra poder "antropofagar" as linhas escritas.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. aoksoaksoksokokasoaskoas
    adorei XD
    eu ri litros, mas sempre é assim, a musica falar por nos, e sempre é feita por momentos,
    e é otimo pra construir lembranças :D

    ResponderExcluir
  8. Eu acho q seu gosto musical bem q podia melhorar um pouquinho.rsrs .. Mas seu texto é super engraçado.

    ResponderExcluir
  9. Nunca vi um post tão musical como esse....
    Tá certo que viajei em algumas citações.... mas achei tudo muito show
    Parabéns Vanessa
    Abçs
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. adorei as citações
    bjsssss

    http://grudeichicletes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Músicas é uma coisa, entretenimento é outra!
    Mas essas meninas dão um show quando escrevem viu, mesmo tendo esquecido de pegar um exemplo do Roberto Carlos para falar sobre "o buraco gigantesco dentro do estômago" gerado quando ele canta "não adianta nem tentar me esquecer...". Aliás, eu não sei como ele não morreu assassinado por ter escrito "aquilo", sim porque, algo me diz que mataram John Lennon por conta de "Imagine"!
    "Tão cada vez melhor "essa dupla de três"...."
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. É a colega parece q engoliu mesmo um radio ...Bem legal o texto.

    Naná

    ResponderExcluir
  13. Se a gente parar pra fazer uma analise minuciosa das músicas que rolam por aí vamos achae cada perola...

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a maneira de montar o "diálogo" entre as músicas e as situações do cotidiano.

    ResponderExcluir
  15. É devo concluir q nem sempre o q as musicas falam correspondem exatamente a realidade da vida...rs

    ResponderExcluir
  16. dá um pé na bunda DELE! namorado safado, grosso, feio jáaa n sei, e arruma outro UASHUASHUSH

    brincadeira

    espero que você se resolva com seu namorado

    e realmente, VC ENGOLUIU O RADIO!? AISAUISJ

    adoro esse blog!

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Concordo quanto a importancia da musica nas nossas vidas, alias, td mundo tem sua trilha sonora especial.
    Desde que vim morar na Irlanda essa importancia aumentou, como nao escuto musica nacional (brasileira) o tempo td, quando escuto , ela vem sempre cheia de recordacoes boas, de amigos, de ex-namorados, de etapas que passaram.
    A musica da minha fase agora e' "my way" do frank sinatra, se vc nao conhece, vale a pena conferir !!!

    beijos meus

    ResponderExcluir
  18. Música boa é aquela q está na mesma frequencia que vc está e de alguma maneira marca o sentimento !!!

    ResponderExcluir
  19. Eu detesto essas musiquinhas melosas nacionais... pelamor, elas vão de encontro com tudo o que há de irreal no mundo. Qdo vc ouve um Bon Jovi, que é tão meloso quanto, mas é em inglês q vc tá entendendo mas o resto do povo não, até que dá pra passar, hahahaha
    Ótimo post e eu tô comentando ao som de Gigi D'agostino (Nada a ver Deveria ser ao som de alguma dessas musicas aí pra falar q foi coincidência)

    Obrigado pelo comentário lá nas Paredes. Realmente é raro ver uma mulher (ñ sei qual foi de vcs q postou) defender um pto de vista assim. Na verdade vcs só existem msm na internet pq todas minhas amigas/namoradas me massacram por pensar diferente, kkkk

    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. cmo ja comentei sobre o post... e pa, vou comentar sobre a sua visita la no meu ^^'
    pq tem que continuar a brincadeira né...

    valeu ai pela visita e pa, e pelas dicas, mas eu tinha 8 a 9 anos quando escrevi aquilo, .-.
    voce que queria que eu escrevesse como ?

    o/

    ResponderExcluir
  21. Eu queria ter uma vida de novela só pra ter trilha sonora, sabe? Mas, ainda bem que não é bem assim, senão só daria Bon Jovi numa relação casamento, tipo na alegria e na tristeza. 'Aaaaaalways!' Hahahaha!

    ResponderExcluir
  22. UAU, AS SUPER CRITICAS CONSTRUTIVAS DO MULHERICES.

    ResponderExcluir
  23. Adorei! Aquela música da Ivete realmente é muito mal contada ... Fala sério, né? Também tenho a nítida impressão que as músicas quando vem a calhar acabam influenciando o nosso estado de espírito!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Realmente tem umas que puxa vida, é de se pensar se a criatura que canta não tem vergonha de falar tanta breguice. Mas tu citou umas boas ali, Cássia, Ana Carolina, Seu Jorge...
    E como já disse Nietzsche "sem música, a vida seria um erro"
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  25. taí gostei, bem legal e divertido

    ResponderExcluir
  26. Escuta essas:

    " Se eu pudesse por um dia, esse amor essa alegria! Eu te juro, te daria se pudesse esse amor todo dia. Chega perto! Vem sem medo, chega mais meu coração. Vem ouvir esse segredo escondido num choro canção. Se soubesse como eu gosto do teu cheiro, teu jeito de flor; não negavas um beijinho a quem anda perdido de amor."

    " Agora eu era rei. Era bedel e era também juiz. E pela minha lei a gente era obrigado a ser feliz. E você era a princesa que eu fiz coroar e era tão linda de se admirar que andava nua pelo meu país."

    " Como fosse um par,que nessa valsa triste se desenvolvesse ao som dos Bandolins. E como não? E porquê não dizer que o mundo respirava mais se ela apertava assim. Seu colo como se não fosse um tempo em que já fosse impróprio se dançar assim. Ela teimou e enfrentou o mundo se rodopiando ao som dos Bandolins. "

    " Mas a mente talvez não atenda se eu quiser novamente retornar para o mundo de leis, me obrigar a lutar pelo erro do engano. Eu prefiro um galope soberano à loucura do mundo me entregar. "

    " Mas eu sei, ah eu sei! Que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente! A esperança dança na corda bamba de sombrinha e em cada passo dessa linha pode se machucar. Asas! Á esperança equilibrista. Sabe que o show de todo artista tem que continuar. "

    " Como essa noite findará? O sol então rebrilhará? Estou pensando em você! Onde estará o meu amor? Será que vela, como eu? Será que chama, como eu? Será que pergunta por mim? Onde estará o meu amor?


    Pronto! Já terá feito um bom estrago na sua cabecinha e, se tudo der certo, mudará seu gosto por música. É um joguinho simples: você escuta MÚSICAS e MÚSICAS ficaram no seu subconsciente!



    Espero ter ajudado.


    Bjooo

    ResponderExcluir
  27. Música é tudo! Eu tenho um blog sobre música, acho que você iria curtir.

    Abraço

    www.esteticamusical.com

    ResponderExcluir
  28. Querida amiga avassaladora...Vanessa... bem, minha memoria musical é extensa!estou com 53 anos e aos 30 define como hino da minha vida a musica da Rita Lee que diz: "Um belo dia resolvi mudar, e fazer tudo que eu queria fazer...me libertei daquela vida vulgar, que eu levava junto a voce! Em tudo que eu faço eu sinto prazer!!!
    E minha carissima... isso de fato ajudou bastante... Encontrei nos versos do Só Pra contrariar a justificativa perfeita "TÔ fazendo amor com outra pessoa...." e Sai da minha aba, sai pra lá"... E logico... "Um novo tempo, apesar dos perigos..." "vou caminhando e cantando"... "só pro meu prazer".
    bjkinhas avassaladoras!

    ResponderExcluir
  29. Músicas embalam tudo, é saber o que escutar em cada momento, o segredo é esse.

    Música cura, é só sabe a dose certa a poção correta.

    ResponderExcluir
  30. Vanessa, simplesmente perfeito.
    Eu adoro estudar mensagens subliminares e as músicas trazem muito isso. Tanto as letras como nas melodias... é um absurdo!! é a mesma coisa de se ouvir uma musica melancólica e entrar em depressão ou ouvir uma alegre e motivadora, com uma batida gostosa, e ficar bem o dia inteiro!
    Mandou muito bem nas lembras!!! Sandy foi demais!! hahaha adoroooooooo
    mil bjos

    ResponderExcluir
  31. asuhuashuahshuas..mto bom isso..eu ri demais..
    mas olha só..eu só li o texto pq é de musica..pq se não fosse eu nem ia ler..pq? pq é muiiiiito grande..isso cansa..blogueiro lê varios textos por dia..e ler textos longos cansa e enjoa..então fica como dica pra vc escrever textos menores :) fora isso show de bola..

    ResponderExcluir
  32. Realmente o post mostra que existe música pra tudo na vida.
    Excelente!

    ResponderExcluir
  33. Adorei! A música da Ivete é um visão lúdica de paixão...
    Adorei cada pedacinho do texto!

    ResponderExcluir
  34. Simplesmente não dapra dizer qual foi a mais divertida. Lulu santos assumindo que o caso tá meio mal contado....não quero dinheiro, só quero amar e as contas indo ao banco sozinhas.
    Excelente, parabens pela criatividade.
    Depois de ter que aturar blogs com poesias melosas finalmente me deparo com algo realmente divertido.
    Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  35. Hahahaha eu gostei da brincadeira com a música "Não precisa mudar" ela é legal, pena que se for analisar direitinho, é utópica, é um daqueles tipos de música escrito por uma carinha apaixonado.

    ResponderExcluir
  36. A grande verdade é que quando estamos apaixonadas ficamos breeeegggaaaassss.
    Ai, dó!
    Pagamos micos e ouvimos até o Rei ou o Daniel cantando... Pq Deus nos fez tão piegas???
    Mas é bommmm
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  37. É exatamente isso que penso sobre músicas, agora solteira vou a festas onde exaltam as musicas solteiras, não sei onde isso vai parar ... kkk
    Parabéns
    Danielle - http://pluralizandoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir