terça-feira, dezembro 14, 2010

Ponto final

Por Vanessa Pinho

Estranho começar um texto com ponto final. Mas é o que tenho para o momento.


Mais estranho seria se eu começasse o texto de forma normal, como todo escritor começa, até porque, faz um ano que vocês me conhecem e sabem que de normal tenho pouco. Talvez uma coisinha ou outra, como a mania que herdei de tia Mercedes, de cobrir as coisas com paninhos decorados e de pintar as unhas com base, mas de resto, sou estranha.

Durante esse tempo falei sobre tantas coisas. Sobre relacionamentos, família, filhos, saudade, trabalho. Mas senti falta de falar sobre um assunto: despedida. Talvez esse seja o momento.

Sempre achei um barato despedidas entre personagens de filmes e novelas do Manoel Carlos. Achava emocionante as lágrimas, a cena, o som de fundo. Lembro de uma cena do Maneco em que a personagem de Camila Pitanga se despedia no aeroporto do Diogo, personagem de Rodrigo Santoro. Um luxo de cena. Cabelos ao vento, caras e bocas, trilha sonora, lindo, tudo lindo. Quando a coisa toda acontece lá no Projac, é tranquilo, porque a gente desfaz a cara de choro quando chega o comercial e esquece. Mas quando esse clima de despedida acontece com a gente, o nó na garganta parece bem mais apertado.

Aqui, nesse momento toca som de caixinha de música e eu estou me despedindo de vocês.


Na minha permanência no Mulherices, vivi rodeada por pessoas que não me aturavam pela forma como eu escrevia e por pessoas que me idolatravam exatamente pelo mesmo motivo. Fui vaiada e aplaudida. Mas valeu cada comentário e confesso que aprendi com cada texto escrito. A gente começa como brincadeira, mas essa coisa de lidar com gente grande é algo sério. Eu, criatura desprovida de doçura quando o assunto é sentimento, me vi fazendo beicinho de choro algumas vezes, cada vez que surgiam comentários do tipo “não pare de escrever nunca” ou “você fez eu ver meu problema de outra forma”. Minha idéia era exatamente essa: causar sentimentos, aflorar, fazer refletir, fazer fluir algum tipo de emoção nesse povo. Faço cara de dever cumprido quando lembro o tanto de gente que me aplaudiu aqui. Fiz bem a bastante gente que veio até o Mulherices à procura de uma história parecida com a sua, e quem acabou recebendo ajuda fui eu, desabafando minhas bobagens e medos.

Comentei com vocês em forma de texto minhas dificuldades do dia a dia, os problemas dos vinte e poucos anos e confessei no texto “Dia dos Pais”, uma das maiores dificuldades da minha vida: ser mãe sozinha. Mas vi que de sozinha não tinha nada. Senti uma procissão de gente a minha volta com plaquinhas nas mãos dizendo “eu sei o que você está sentindo”, e compreendi a responsabilidade de escrever para pessoas quando recebi o seguinte comentário:

“Ainda tô com receio de comentar, mas não vou resistir. É incrível como esse texto me fez pensar, se encaixou muito em como eu fui criada. Várias críticas a mim mesma se passaram na minha cabeça: nossa, como eu fui ingrata, injusta, cega, arrogante, hipócrita. Não pude ver o tamanho da dificuldade de criar alguém sozinho, mesmo porque nunca cheguei a conversar diretamente com a minha mãe sobre isso. Obrigada, Vanessa Pinho. Obrigada, Mulherices por mais um texto maravilhoso”.

Dever cumprido mais uma vez.

Mas claro que assim como teve gente que contribuiu para o crescimento absurdo do meu ego, também teve quem me atirasse tomates.

Fui chamada de paquita da Xuxa, infantil e mal amada. Teve até gente dizendo que sou do tipo que não engravida pra não estragar o corpo, vive comendo alfaces e que meu sonho é conhecer a Disney. Quanta besteira.

Talvez eu vá mesmo até a Disney levar meus dois filhos pra passear. Talvez eu me acabe nos McDonalds, porque comer porcarias calóricas é uma das minhas alegrias. Quem sabe.

Deixo aqui um salve pra esses leitores que me acompanharam de longe, mas tão de longe que não conseguiram chegar nem perto de descobrir o que sou de verdade.

Aos que descobriram, deixo meu carinho e agradeço a cada minuto que vocês dedicaram comentando meus textos, palpitando e interagindo comigo.

Ao Mulherices: agradeço a oportunidade de me deixarem expor tudo isso e ainda me aplaudirem de pé. E a partir desse momento, quem fica na arquibancada aplaudindo vocês, sou eu.

19 comentários:

  1. Esse negócio de ficar em pé pra aplaudir ou ovacionar me lembrou o Pedro de Lara, no Show de Calouros. Mas falando sério, é uma pena que as obrigações impostas pela vida cheguem ao ponto de nos "proibir" do contato com nós mesmos e poder colocar periodicamente os pensamentos em dia e registrá-los em algum lugar, na esperança de que cumpram seu dever.
    Parabéns pelo que produziu aqui, Vanessa, e sorte nessa sua nova empreitada. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. OOuuunnn, já tô fazendo beicinho e cara de choro.
    Vou sentir tanta falta da Vanessita aqui... você é tão única e especial, flor..

    Cheguei ao Mulherices por causa da Vanessa, admiro muito ela e sua forma de pensar e escrever. Ela é pessoa com estrela mesmo. Então, brilha flor, brilha mesmo!

    Ainda vamos nos esbarrar aqui por Floripa.
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Mulherices por uma comunidade no Orkut.. e confesso que fiquei muito feliz ao vez a qualidade dos textos, são o tipo de coisas que eu olho e penso: "tá aí, gostei!"

    Não tenho muito o que dizer sobre a Vanessa, pois não tive a oportunidade de ler o blogger todo ainda, mas uma coisa eu sei que posso dizer sobre esse seu post... Nem sempre é no final que as coisas acabam... As vezes o final é o começo de algo novo.. e muitas vezes melhor! Quem sabe ainda vamos te ver muito por aí? Enfim.. tens seus motivos que devem ser respeitados.. deixo um "Ah.... :(" uhauhauha
    Beijos!


    http://humilitate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom... hum... homem lendo o mulherices (e ainda por cima comentando) deve ter algo em especial, hehehe.

    Vanessa, com certeza era vc e seus textos. Desde o princípio sua forma de escrever cativa não só a mim como a todos os leitores, ainda que críticos ou anônimos.

    Vc é uma estrelinha que não ficará off nunca. Sucesso por onde vc andar e não vou deixar de googlear "vanessa pinho" atrás de seus textos.

    ResponderExcluir
  5. AAhhhh...fiquei órfã??
    Que nada "não vou deixar de googlear "vanessa pinho" atrás de seus textos." [2]
    Vc é demais!! Tem essa carinha de princesa mas na verdade é uma mulher muuuuito forte!!
    Beeeijossss

    ResponderExcluir
  6. sou daquel tipo de pessoa brega que invoca elton john nas despedidas, rs... inicio de candle in the wind
    http://www.youtube.com/watch?v=mIOuMRwGv9Q&feature=related
    Goodbye Norma Jean
    Though I never knew you at all
    You had the grace to hold yourself
    While those around you crawled
    They crawled out of the woodwork
    And they whispered into your brain
    They set you on the treadmill
    And they made you change your name.

    ResponderExcluir
  7. Eu não vou aplaudir de pé não, vou aplaudir de joelho - e, se bobear, com uma reverência. E como eu queria conhecer mais pessoas como você! Se eu já era muito feliz em poder ler seus textos, e me emocionar quase todas as vezes, hoje estou mais ainda em saber que o meu comentário também teve efeitos sobre você! Tá, eu estou me sentindo um pouco culpada pela sua saída do Mulherices (não me matem, gente, eu juro que o comentário foi sincero e de coração).. não queria que você se sentisse essa responsabilidade toda, mas sim e somente que o seu dever FOI cumprido, que as suas palavras chegaram até mim na hora certa e causaram o efeito que, imagino eu, você pretendia. Obrigada novamente pelas palavras e que, não seguindo o meu exemplo, seus filhos lhe presenteiem eternamente em todos os Dias dos Pais, das Mães, da Mulher, do Super-Herói e nos outros 361 dias que restarem - você merece! De coração.

    ResponderExcluir
  8. Ah nao Vanessa!!!
    Depois de tanta espera pelos textos maravilhosos do mulherices enquanto o site estava sendo atualizado....vc vem com uma noticia dessas???
    Quando li sobre despedida fiquei chateada e pensei: mas por favor nao seja a Vanessa.
    Eu adoro todos os textos, de todas as meninas e alguns especias tb de convidados tipo o editor.....mas eu me identificava sempre 200% com os seus!
    Nao sou mae, nao tenho filhos, mas sou filha, sou mulher e ler seus textos me fez ver como tem no mundo gente igualzinha a gente, q pensa, age, ama e chora igualzinho e pelas msm razoes......e que de repente nao sou tao estranha assim.

    Como alguem ai ja disse, vou continuar colocando seu nome no google e indo atras dos seus textos!

    E finalmente, obrigada e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  9. Um beijo no seu coração. Não diga a Deus, apenas um até logo. Será menos dolorosa assim, a dor da saudade!

    ResponderExcluir
  10. Importante quando se deixa um trabalho é ter a certeza de ter feito o melhor, e parece q no seu caso é isso q aconteceu.

    ResponderExcluir
  11. Se a saida foi por uma boa razão,por outros projetos maiores, então boa sorte pra vc.

    ResponderExcluir
  12. Dê uma de Exterminador do futuro e diga: Eu vou voltar!

    Matheus Lara

    ResponderExcluir
  13. Que lindo, parabéns, adorei.. Emocionou todos rsrs
    Estou seguindo, beijos!

    ResponderExcluir
  14. QUE LIIIIINDA! e que pena... venho tooda semana aqui para apreciar os textos deste blog, foi um achado pra mim, um blog tao bom como este... semrpe me divirto e me identifico aqui, e é uma pena mesmo vc deixar o blog... mas vai lá, toda sorte do mundo pra vc e seu filho!!!

    beeijos

    ResponderExcluir
  15. bom fazer o que?...
    tudo que é bom acaba, é sim uma grende perda pro mulherices mais, vou sentir falta de rir lendo suas idéias, criticas, besteirinhas, sua historias enfim sentirei falta de você aqui!
    o seu jeito de escrever me conquistou aos pouquinhos algumas vezes senti pena outras eu não concordei mais eu ri muito hehehehe
    linda continue assim e escreva sempre com esse carisma, carinho e até mesmo rispida em alguns assuntos heheheh
    o mulherices é grande mais vc é uma baita!!!!
    E ONDE TE ENCONTRAMOS AGORAAAAA?

    ResponderExcluir
  16. É isso ai, fecha-se um ciclo e começa outro, com certeza ainda melhor eu tenho certeza disso. Reconheço que seus textos aqui eram maravilhosos, inclusive aquele do dia dos namorados, esse foi demais em, hahaha. Seus textos são únicos, porque expressam os sentimentos de uma mulher incrível, não é apenas sentar e escrever, é diferente, e por não saber explicar que fica tão interessante.
    Parabéns Vanessa. Eu também tenho que aplaudir de pé, sou seu fã mais grude.
    Amigos leitores (as) "fica a dica", googlear "Por aqui" ajuda. Falei demais.

    ResponderExcluir
  17. Querida Vanessa,
    Que Deus te abençõe e mantenha seu caminho iluminado...
    Beijo grande!
    Sorte, Saúde e Sucesso Sempre!

    PS=> Conheci o Mulherices por causa de seus textos!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Vanessa por todos os textos e alegria que nos trouxe. Você é uma grande escritora e saiba que eu vinha mto por aqui para ler seus textos. Continue seguindo e batalhando sempre, vc chega lá com certeza! Obrigada por tudo...
    Juliana Ferreira

    ResponderExcluir
  19. Colocar no currículo sua passagem pelo Mulherices te abriria qualquer porta se coubesse a mim a decisão.

    Abraço e sucesso! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir