Por Ana Cotellessa (São Paulo, SP)
TERCEIRO COLOCADO no 1º Concurso Mulherices de Textos Inéditos
TERCEIRO COLOCADO no 1º Concurso Mulherices de Textos Inéditos
Cansei, cansei, cansei.
Cansei de tentar ser e não ser de fato. Cansei de não poder ser quem na verdade sou. Cansei de ter que fingir que sou o que querem que eu seja.
Cansei de pessoas idiotas, de pessoas que acham que são gente porque têm X, porque fazem Y ou porque acham Z. Cansei de ter que fingir que sou qualquer outra letra do alfabeto pra tentar me enquadrar nesse mundo que não é meu. Eu sei lá que letra eu sou. Eu sou eu. Ponto.
Cansei. Sim, sim, eu canso muito fácil, eu sou muito volúvel... Mas digo, do fundo do meu coração: cansei.
Cansei de ter que fingir um sorriso, de ter sempre que ter a melhor aparência com cara de rosto lavado. Cansei de ter que fingir que o cabelo que demorou horas pra ser feito, na verdade, foi puro “acordei, saí da cama e fui pra rua”. Cansei de ter a obrigação de ir à manicure toda semana, de fazer hidratação de 15 em 15 dias, de estar sempre bronzeada pra não ficar com cara de doente, de ter que manter a depilação em dia até nos dias mais frios do inverno. Cansei. Cansei dessa ditadura, cansei dessa tortura, cansei de tanta gente pregando o mesmo discurso vazio. O que alguém, além de mim, tem a ver com a qualidade dos fios do meu cabelo? Ou com a cor da minha unha?
Cansei. Cansei de precisar estar sempre de bom humor. Cansei de ter que esconder que “Ei, hoje eu acordei com o pé esquerdo, tá? Por favor, respeitem, todo mundo tem seus dias de inferno”. Cansei de pessoas que esquecem os próprios dias de inferno e não poupam críticas quando o infernizado é você. Cansei de gente que acha que é importante. Cansei de gente hipócrita. Cansei de gente falsa.
Cansei de ter que policiar as minhas palavras para, já na defensiva, evitar críticas às minhas opiniões. O mais incrível é que ninguém faz isso e, quando você resolve “esquecer” a etiqueta e falar o que pensa sem rodeios, dá-lhe descer a lenha! Cansei da falta de coerência.
Cansei. Cansei de fingir. Cansei de ter a obrigação de ser a melhor, a mais educada, a mais bonita, a mais solicitada, a que ganha mais, a mais fodona. Cansei. Cansei de ter que fingir que está sempre tudo bem, que o otimismo é meu sobrenome, que eu nunca perco a esperança e que a vida não me mete medo nenhum.
Cansei. Cansei. Cansei. Estou cansada de tanto cansaço.
Seria tão mais fácil se cada um cuidasse da própria vida e parasse de dar canseira nos outros, não?
Uau, excelente texto, Parabéns Ana!
ResponderExcluirCansei também! É muito fingimento, falsidade, muito sapo pra engolir... e pra quê tudo isso né? Será que tá valendo a pena?
Parabéns!
ResponderExcluirDivido desse cansaço, sabe...
cansei de tudo, cansei até de ser eu...
òtimo texto!
ResponderExcluirParabéns a autora e aos jurados pela escolha!
Gostei do texto...
ResponderExcluirParabéns
É... eu também cansei... Por isso escrevo. Talvez se não vivesse tão cansada não escreveria.
ResponderExcluirPARABENS
ResponderExcluirParabens Ana! Adorei1
ResponderExcluirUfa eu não tava cansada não,mais fiquei.É isso mesmo.Eu tbm cansei de tomar banho,cansei de ser educada,cansei de ser politicamente correta.Bora botar fogo em tudo!
ResponderExcluirTô brincando,falando sério tem horas que cansa mesmo.Mas fazer o quê né.
Todo mundo se cansa de ter que viver para atender as expectativas do mundo, da sociedade... Eu tenho preguiça de ter que ser o que querem que eu seja, por isso me recolho a mim mesma, antes que eu me canse... Parabéns pelo texto e ao comitê do mulherices por tê-lo premiado!
ResponderExcluirTambém cansei!
ResponderExcluirVocê escreve bem sem dúvida nenhuma! Mas bem a verdade é que o seu "Cansei" e o "Preguiça" da Vanessa Pinho, pra mim, são exatamente iguais.
ResponderExcluirMe desculpa a sinceridade, mas eu achei tão chato quanto o outro.
De qualquer forma, parabéns pelo 1º lugar!
Show de texto...amei as palavras, as idéias e a forma que foi escrito. O mundo tá caminhando pra esse cansaço pq n existem mais pessoas autênticas que respeitam a opinião, as cresnças e vontasdes dos outros. A gente afz tudo pros outros, pelo que os outros vao pensar...e nós? Ficamos em segundo plano. Isso realmente cansa!
ResponderExcluirAmei seu blog e vou passar aqui sempre, ok?
Muito obrigada por ter ido no meu. Me visita mais vezes, ficarei muito feliz.
Te espero lá, ok? Está atualizado.
Ótima semana. Beijos!!!!!!
www.nicellealmeida.blogspot.com
O texto foi bem escrito, mas achei de um baixo astral... parece o texto "A tristeza permitida" de Martha Medeiros do avesso.
ResponderExcluirPrabéns Ana.
ResponderExcluirQue cansar seja então reagir, mudar. Inventar uma forma de relaxar, de..."descansar"
abs.
Gostei do estilo. Parabéns.
ResponderExcluirHugo Teixeira
@hugopt
www.hugopt.blogspot.com
Bom dia, pessoal! Queria agradecer a todos pelos comentários positivos e também pelos negativos sobre o texto. É muito legal saber que mais pessoas se identificam com o que você escreve e entender os motivos que levam outras a não se identificar também. Isso mostra como cada um é diferente, e é exatamente isso que faz o mundo ser um lugar mais rico e interessante de se viver (minha opinião). Esse texto tem pouco mais de 3 anos e foi escrito em uma época turbulenta que, felizmente, já passou. Ainda assim, sempre gostei dele e achei que era condizente com a proposta do site. Fico feliz em ver que minha intuição estava certa, rs! Bjão a todos e muito obrigada à equipe do Mulherices por ter escolhido meu texto e a vocês por terem vindo até aqui conferi-lo! Bjo, Ana Cotellessa.
ResponderExcluirPara a autora que cansou de tudo sugiro que ela se engaje em algo que traga sentido maior à sua vida pois cansar-se sendo tão nova de tudo e de todos pode não ser muito bom para quem ainda tem um futuro pela frente.
ResponderExcluirEu tb... CANSEI!! E pior, to quase sem forças pra recomeçar...
ResponderExcluirE quem nunca cansou antes, quem nunca quis largar tudo e recomeçar do zero, que atire a primeira pedra. Parabéns pelo texto e pela colocação, Ana :)
ResponderExcluirFabio Piva
http://paciencianegativa.blogspot.com/
desencansa que a vida engansa
ResponderExcluirAna.. E escrever ajuda a descansar um pouco, né?
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Parabéns, muito bom seu texto.
ResponderExcluir"Cansei de ter que policiar as minhas palavras para, já na defensiva, evitar críticas às minhas opiniões".
E quando a gente cansa principalmente disso arca com as consequencias... mas muito mais feliz.